A arte da contação de histórias

Poderíamos começar esse artigo com a famosa frase "era uma vez", afinal vamos falar de príncipes e princesas, do poder da imaginação para a educação e desenvolvimento de nossas crianças. As estórias infantis mostram aspectos fundamentais para o crescimento como: coragem, amor, amizade e respeito. As princesas, como a Elsa do filme Frozen, revelam a importância de lutar pelos nossos objetivos e de ser uma pessoa boa, que se importa com os outros. Os príncipes, por sua vez, são exemplos de virtudes como a bravura e a disciplina, pontos que nossos filhos podem usar na escola e no cotidiano. Aliás, o imaginário amplia a visão de mundo das crianças.

Deyseane Lima, psicóloga e especialista em ludoterapia, afirma a relevância das fábulas para o processo educativo no ensino infantil e fundamental. Ela citou três instruções sobre o tema:

"Os pais e professores devem ler essas histórias com frequência",

"É preciso deixar as crianças criarem, por meio de atividades artísticas, trabalhos sobre a força da imaginação",

"Outra instrução, portanto, seria o desenvolvimento de disciplinas complementares que focasse nessas histórias e nas virtudes de personagens, afinal as crianças são influenciadas por seus personagens favoritos."

Pois bem, os professores podem ministrar aulas e oficinas sobre os príncipes e princesas. Estes personagens entram no imaginário infantil e se focarmos nos aspectos positivos deles, podemos tornar os meninos e meninas mais educados e focados na aprendizagem e no desenvolvimento de competências importantes para a vida.

Outro detalhe a ser notado é a força dos finais felizes. A partir do "Felizes Para Sempre", os professores e pais podem mostrar aos infantes que, seguindo os exemplos dos heróis fabulosos, é possível vencer, conquistar sonhos, fazer da sua existência e do mundo coisas boas. A criança verá a possibilidade de ter seu próprio final feliz.

O Colégio Bastos Maia tem uma sala especialmente preparada e um horário especial para a contação de histórias. As professoras se vestem de princesas, falam da magia dos contos de fadas, encantando as crianças.

É um mundo mágico, onde o Reino de Todas as Possibilidades pode acontecer. Este mundo nos remete às boas lembranças da infância. 

É preciso investir na imaginação, na criatividade e educação. Vamos contar histórias!

Deixe uma resposta

Fechar Menu