A contribuição das atividades extraclasse no aprendizado

 

As atividades extraclasse são opções saudáveis para que as crianças e adolescentes não fiquem apenas na televisão ou computador, além de contribuir significativamente para desenvolver diferentes capacidades no ser humano.

Pesquisas demonstram que tais atividades estimulam a autonomia e a responsabilidade dos praticantes, o que colabora para melhorar o rendimento escolar.

Ao realizar atividades extraclasse, a autoestima, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a criatividade, o respeito ao próximo, a socialização e outros aspectos são trabalhados. Diante disso, podemos concluir que as atividades extraclasse auxiliam na formação dos valores básicos da vida e no aspecto comportamental do indivíduo.

Os pais devem oferecer aos filhos uma lista de atividades, explicando a prática de cada uma delas, e conversar sobre a escolha, inserindo a ideia da responsabilidade. É preciso também que a atividade escolhida seja compatível com o desejo da criança, uma vez que, do contrário poderia causar desconforto e acabar prejudicando seu desenvolvimento.

A carga horária também é um aspecto importante, pois quando muito densa pode causar prejuízo ao invés de benefícios. Toda criança ou adolescente precisa de um tempo livre para desfrutar de momentos de lazer ou descanso.

Realizar muitos cursos sem respeitar o limite pessoal pode levar a uma frustação, uma vez que não haverá dedicação de maneira correta o que, consequentemente, torna o sucesso em todas as atividades impossível. Além disso, nunca deve ser imposta ou do gosto dos pais, afinal, fazer o que se gosta traz muito mais benefícios do que realizar uma atividade contra  a vontade. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu