A importância da educação infantil.

A educação infantil é a primeira fase da educação básica, oferecida em creches e escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Não muito distante a educação infantil era tida como de menor importância, hoje esse conceito mudou. Sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

De acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 5/2009 art. 5º, § 2º, é obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

No Colégio Bastos Maia a oferta do ensino de Educação Infantil compreende a faixa etária de 02 até 05 anos, nas quais são desenvolvidas as primeiras habilidades de aprendizado das crianças, tanto em nível de conhecimento como em termos de socialização e relacionamento.

Para nós esse estágio da Educação tem como objetivo promover o desenvolvimento integral e feliz da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade, promover a socialização e a convivência com outras crianças e também valores éticos e disciplina.

Nós consideramos a jornada escolar como uma memória única e inesquecível.

Esse aprendizado dos primeiros anos de vida precisa contribuir para formação de um adulto, seguro, feliz, capaz e munido de ferramentas para alcançar todos seus objetivos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu