A importância da leitura para o aprendizado

A leitura traz novas aprendizagens, desenvolve um melhor vocabulário e aprimora a escrita, entretanto, na condição de obrigatoriedade, muitos jovens passam a criar aversão e acabam desmotivados.  A melhor maneira de incentivar ao hábito de ler é manter atitudes positivas que gerem um gosto maior pelo ato da leitura. E é claro que isso não é algo que seja possível de um dia para o outro.

Incentivar alguém a ler é uma tarefa que deve começar na infância, em casa e na escola. Mas, qual será a melhor forma de estimular a leitura para o aprendizado?

É preciso um processo contínuo de estímulo para que, desde pequenos, os alunos possam adquirir vontade de ler e conhecer mais daquela história.  Os livros devem apresentar temas interessantes e adequados a cada faixa etária. A leitura desperta a imaginação e ler para uma criança é uma maneira de fazê-la gostar de ouvir histórias e usar a criatividade para contar o que ouviu, seja por meio de palavras ou desenhos.

O compromisso com a leitura deve ser diário e estimulado também em casa. Os adultos são exemplos para as crianças, quando os pais têm o hábito de ler, logicamente os filhos criarão essa rotina. Além dos livros, as revistas, jornais e links interessantes também despertam o gosto pela leitura.

A liberdade para escolher os livros é uma boa maneira de incentivo.  Compartilhar algo que se leu também é uma forma de transformar o hábito de ler em diversão. Quando falamos sobre o que aprendemos, a leitura fica mais inspiradora. Isso pode ser feito com frequência por meio de uma roda de conversa, em que as trocas de informações sobre determinados assuntos são promovidos.

Mais que ler é necessário aprender a gostar de ler e se entusiasmar com a leitura que, dentre as muitas vantagens, auxilia a desenvolver o senso crítico e a criatividade, além de promover o aumento do conhecimento e o poder da escrita. 

O Colégio Bastos Maia incentiva e valoriza a leitura. São diversas as formas em que a leitura é trabalhada. Quem lê bastante, fala bem e escreve bem!

Deixe uma resposta

Fechar Menu