A importância de uma segunda língua na vida profissional

 

O processo de globalização criou uma grande premissa para mercados que desejam atuar nesse cenário. As empresas que buscam se engajar nesse âmbito procuram cada vez mais por profissionais que dominem mais de uma língua. O conhecimento de um segundo idioma torna o profissional apto a interagir com clientes, fornecedores e parceiros de outros países que utilizem uma língua diferente.

A crescente internacionalização dos mercados tornou o domínio de um segundo idioma um sinônimo de sobrevivência e integração global. Considerando o Brasil como um país em desenvolvimento e o recente crescimento do dólar, torna o país como uma fonte de produtos e serviços relativamente barata comparados aos demais países controlados por essa moeda.

O aprendizado em um segundo idioma cria novas perspectivas, tanto profissionais como pessoais e culturais. Cabe frisar que esse processo de aprendizado não precisa passar necessariamente por intercâmbios, apesar de que nesse caso, o retorno é realmente mais rápido.

No momento da contratação de um candidato, o segundo idioma é um grande diferencial em relação aos seus concorrentes, podendo gerar uma diferença salarial significativa. A possibilidade de atuar com clientes de diferentes países faz desse profissional uma chave com diversas possibilidades de atuação.

O conhecimento de um segundo idioma deixou de ser um luxo e se tornou diferencial, quase um requisito, para integrar o perfil do profissional independente de sua faixa etária.

Conscientes da importância do aprendizado de outros idiomas, escolas e universidades estão cada vez mais incentivando o seu conhecimento. Provas de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão ou outros idiomas ainda, já fazem parte dos testes vestibulares por um bom tempo.

Tanto o profissional que já atua no mercado de trabalho, como o jovem que ainda está buscando o seu espaço profissional ou a sua inserção em um novo curso, precisam do conhecimento de outros idiomas para facilitar o seu caminho profissional.

Deixe uma resposta

Fechar Menu