A origem do dia das mães

Muito importante no calendário, o dia das mães é uma data especial comemorada no mundo todo.

Uma das datas mais importantes do ano está chegando: o dia das mães, que é celebrado no segundo domingo do mês de maio. De acordo com a história, a primeira homenagem foi realizada na Grécia para a Rhea, considerada a mãe dos deuses.

História

Também existem registros de comemoração na Inglaterra, início do século XVII, em que no quarto domingo da quaresma, as operárias estavam liberadas para ficar em casa com as mães. O período ficou conhecido como “Mothering Day” e que depois deu origem ao famoso bolo:” mothering cake”.

No século XX a data oficial começou a ser comemorada em referência à história de Anna Jarvis, uma jovem muito religiosa, nascida nos Estados Unidos, que lecionava na Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista de Grafton.

Flores e homenagens

Anna perdeu a sua mãe e, para compensar toda a tristeza da época, as suas amigas da escola fizeram uma homenagem para que ela pudesse se lembrar para sempre da figura materna. Com o intuito de fortalecer o sentimento e os laços familiares, Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães, para que fossem homenageadas e lembradas.

Durante três anos Anna trabalhou para que o dia fosse reconhecido por todos e a primeira celebração oficial foi em 26 de abril de 1910. A data, na época, foi instituída pelo governador da Virgínia. Em pouco tempo, outros locais americanos também começaram a aderir à comemoração.

Sugerido pela própria Anna, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, oficializou a data: todo segundo domingo do mês de maio.

Como homenagem às mães, durante a primeira missa, Anna enviou para a igreja de Grafton 500 cravos brancos, simbolizando o amor, caridade, beleza e pureza. Atualmente, a data é comemorada em todo o mundo, tendo como objetivo fortalecer a união e o respeito pelo vínculo materno.

No Brasil, a primeira celebração foi no dia 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio da Associação Cristã de Moços. Entretanto, somente em 1932, o governo de Vargas instituiu a comemoração no calendário e o país passou a comemorar a data no segundo domingo de maio.

Ensino de qualidade

A equipe do Colégio Bastos Maia sabe o valor da presença materna no processo do conhecimento e deseja a todas as mães um feliz dia. Que a data possa ser celebrada e compartilhada com muito amor e carinho.

O Colégio atua no mercado desde 1987 estimulando e criando valores para unir pais, alunos e professores no processo ensino-aprendizagem, sendo referência em qualidade de ensino. Saiba mais no site: http://www.bastosmaia.com.br/.

Deixe uma resposta

Fechar Menu