A origem do Teorema de Pitágoras

A matemática teve vários nomes importantes contribuindo com teorias e descobertas. Um dos mais importantes teóricos dessa matéria foi um grego que viveu há mais de 2000 anos e continua a influenciar o mundo matemático até hoje. Conheça mais sobre Pitágoras e seu famoso teorema logo abaixo.
Pitágoras foi um filósofo, matemático e físico grego nascido em 570 a.C., na ilha de Samos. Seu pai era um gravador chamado Mnesarco. Não existem muitos registros sobre o começo da vida de Pitágoras, só sabe-se que ainda jovem já conhecia diversas áreas de estudo. Em busca de mais conhecimento, estima-se que Pitágoras tenha viajado por lugares como Egito, Creta e Palestina. Conta a lenda que foi numa dessas viagens ao Egito que o grego formulou uma de suas teorias mais famosas e influentes: o teorema de Pitágoras. No Egito ele teria se impressionado com as pirâmides e começado a estudar a estrutura dos triângulos retângulos, o que levou à formulação de seu teorema.
O teorema de Pitágoras é uma regra que pode ser aplicada a qualquer triângulo retângulo, uma figura geométrica de três lados que possua um ângulo reto (de 90°). Essa é considerada a maior descoberta do pensador grego e faz parte do currículo escolar de boa parte do mundo. A lei matemática descoberta pelo matemático tem a ver com os lados do triângulo. Segundo ela, a soma dos quadrados do valor dos menores lados de um triângulo retângulo (chamados de catetos) é equivalente ao quadrado do valor do maior lado (chamado de hipotenusa). Assim chega-se à fórmula a2 + b= h2, onde a e b são os valores dos catetos e h é o valor da hipotenusa.
Sociedades anteriores a de Pitágoras já utilizavam alguns dos fundamentos da teoria do filósofo na construção de seus monumentos, porém ninguém havia formulado uma lei universal até ele. Na geometria, o teorema é aplicado a diversos tipos de problemas e é uma parte fundamental da geometria plana. Através de sua aplicação, é possível descobrir a distância entre dois pontos baseando-se num terceiro que forme um triângulo retângulo. Ele também é utilizado na construção civil e na aeronáutica na hora de formular rotas para as aeronaves. A descoberta de Pitágoras mudou o mundo da matemática!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu