Aproveite as férias com seus filhos ao máximo!

As férias escolares estão aí, é um bom momento para investir em tempo em família. As crianças estão cheias de energia e reclamando do tempo ocioso? Listamos 10 dicas de atividades que podem ser feitas ao ar livre ou dentro de casa e vão ajudar na hora de distrair a criançada.

1- Brincadeiras clássicas: Pular corda e elástico, rodar bambolê, brincar de esconde-esconde e pega-pega. Não esqueça nunca das brincadeiras clássicas infantis. Elas agradam a todas as crianças, nunca saem de moda e podem ser feitas dentro e fora de casa. É um bom momento para relembrar sua infância e ensinar seu filho a sua brincadeira favorita.

2- Cozinhar em família: Um bom momento de descontração, da para passar aquela receita antiga familiar para os filhos, ou mesmo testar uma nova da internet, fazer biscoitos por exemplo, vai ser muito divertido.

3- Karaokê: Por que não usar a tecnologia a nosso favor? Hoje existem vários aplicativos de música e soltar a voz pode ser muito divertido. Bom também para ficar por dentro da música favorita do seu filho(a) no momento.

4- Visitas a biblioteca: Nessa época do ano algumas bibliotecas têm atividades especiais de férias, além de ser um grande passeio, é um incentivo a leitura.

5- Brincar de massinha: Essa brincadeira é excelente para estimular a criatividade, você pode até pegar uma receita na internet e produzir a sua própria massinha.

6- Fazer um teatro: Que tal deixar seus filhos apresentarem o filme ou desenho favorito. Nessa atividade dá para soltar a imaginação, adaptar roupas da família para o figurino, usar caixas de papelão para o cenário. Desenhar os ingressos, estipular um dia e hora para grande apresentação e enquanto eles se preparam ensaiando você pode desenvolver alguma atividade necessária do cotidiano adulto.

7- Festa do pijama: Você pode chamar os melhores amigos das crianças, ou mesmo só a família, pegar um ambiente da casa, colocar todos os colchões, decorar, preparar um cardápio e atividades como contação de histórias, filmes, jogos de tabuleiro.

8- Piquenique:  Junte os amigos da escola, do bairro ou do prédio (ou só você e o seu filho mesmo) e promova um piquenique. As crianças podem ajudar a preparar os quitutes e os convidados também colaboram levando os alimentos e bebidas que mais gostam para compartilhar com os colegas.

9- Guerra de bexigas: Nos dias de chuva, aproveite para recolher água com ajuda da criança. Depois, quando o sol aparecer, encha um monte de bexigas para brincar com as crianças em um dia de calor. Sim, guerra de balões é diversão certa! E, se você mora em condomínio, pode pedir autorização para brincar na quadra do prédio, ou escolha um parque bem bonito.

10- Caça ao tesouro: Brincadeira que pode ser feita dentro de casa, no quintal, ou no parque. Desenhe as pistas, esconda o “tesouro” e deixe seu filho decifra-las. Vai ser diversão na certa.

Desconecte-se da internet, explore a natureza e os recursos ao ar livre que tiver. Aproveite ao máximo esse tempo. Essas memórias ficarão para sempre com seus filhos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu