Como impor corretamente limites aos seus filhos?

Criar filhos é tarefa que gera bastante trabalho aos pais,  especialmente quando chega a hora de impor os limites que as crianças devem seguir. Nesse momento encontramos dois extremos que devem ser evitados: ter dó dos pequenos e deixar a ofensa passar sem consequência ou exagerar, gritar e bater quando eles fazem algo de errado. Ambos têm consequências desagradáveis na educação das as crianças.

A violência na educação infantil tem pouco uso e, na maioria das vezes, causa mais traumas do que resultados positivos. Conversar é sempre o melhor caminho. Crianças pequenas têm a capacidade de entendimento diferente de um adulto. É bom que os pais deixem claro que suas ordens devem ser seguidas e que são para o seu bem.

Outro ponto a prestar atenção é no tom de voz. Gritar e usar palavras grosseiras não é muito efetivo para conseguir obediência. Os pais precisam ser firmes, mas sem elevar seu tom de voz, somente torná-lo mais firme. Dar um exemplo desses para os filhos quer dizer que algum dia eles agirão dessa maneira com outros ou até com os próprios pais. Pais são exemplos para os filhos.

É interessante também que se evite utilizar recompensas e subornos para controlar as crianças. Oferecer um brinquedo, doce ou comida para que o pequeno se comporte ou faça todo o dever dá às crianças a possibilidade de barganhar e dizer que não fará o que o pai manda se não receber uma boa recompensa.

Hoje em dia, dar limites a uma criança é complicado, mas é possível. É em casa que a criança aprende o que pode e o que não pode, respeitando as regras e as pessoas. O importante é ser firme na hora das manhas e birras e demonstrar amor até mesmo quando se chama a atenção. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu