Como incentivar a literatura nas férias

Férias é o momento em que as crianças e adolescentes aproveitam para fazer passeios, descansar e brincar. É, assim, um período de descontração e para explorar momentos em família e com os amigos. Por isso, também pode ser muito interessante para estimulá-los à leitura de livros literários. Apesar de parecer uma tarefa difícil em tempos de tanta tecnologia, ela é sim possível. Veja a seguir 5 dicas de como fazer isso:

  1. Evite a ideia de obrigatoriedade: Um dos primeiros passos para o incentivo à leitura durante as férias é fazer com que as crianças e jovens não pensem nessa atividade como algo obrigatório. Assim, eles devem relacioná-la à ideia de prazer e descontração. Evite imposições de horários e metas. Do contrário, eles vão perder o interesse rapidamente.
  2. Utilize o fator curiosidade: Nada melhor para incentivar a leitura do que utilizar obras que sejam do interesse das crianças e adolescentes. Assim, procure apresentar a eles histórias que despertem a sua curiosidade, de acordo com seus gostos pessoais e hobbies. Aproveite também para usar a tecnologia a seu favor, mostrando livros de diversos formatos, como os tradicionais e e-books. Estes poderão ser facilmente lidos em smartphones, tablets e leitores de livros digitais.
  3. Programe um passeio à livraria: Com esse tempo livre, aproveite para levá-los até uma livraria. Lá, deixe que explorem o local e escolham livros de que mais gostarem. Peça também ao vendedor indicações de obras que possam lhes interessar.
  4. Façam leituras juntos: Ler junto com as crianças e adolescentes pode ser um ótimo exercício durante as férias. Isso pode ser feito em lugares inusitados, como parques. Fazer trocas de livros ou clubes de leitura entre a família também pode ser muito interessante. Assim, todos leem!
  5. Mostre que você também lê: Procure também ler livros literários e trocar experiências de leituras com os filhos, principalmente nas férias. Assim, eles verão você como um bom exemplo a ser seguido. Dê, ainda, algumas indicações de autores que já tenha lido e de que eles possam gostar.

Dessa forma, as crianças e jovens desenvolverão o hábito de ler não somente nas férias, mas ao longo de suas vidas. Além disso, será um meio de adquirir senso crítico, ganhar novos aprendizados, ampliar o repertório linguístico e conhecimentos gerais. Afinal, a literatura é uma das poucas formas de viajarmos por diversos cenários sem sairmos do lugar.

Ensino de qualidade é nosso principal objetivo

O Colégio Bastos Maia educa há 30 anos com qualidade. Prezamos pelo melhor ensino, de modo que o futuro de seu filho é também o nosso sucesso. Quer sempre estar por dentro de conteúdos como este? Então conheça o nosso site: http://www.bastosmaia.com.br/

Deixe uma resposta

Fechar Menu