Como melhorar o desempenho na disciplina de Português

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A Língua Portuguesa é a base de todos os conhecimentos escolares. Somente com um bom conhecimento de nossa língua podemos resolver problemas simples, de quaisquer disciplinas, mas que por acaso demandem de interpretação.

O grande problema é que às vezes os alunos não possuem boa afinidade com a disciplina, pela própria característica da nossa língua, que é recheada de regras e exceções às regras, o que dificulta o aprendizado e muitas vezes desestimula os alunos causando baixo rendimento escolar.

Os erros ortográficos, por exemplo, ainda são reprimidos, em sala de aula, de forma tradicional (e na maioria das vezes trágica para os alunos) com punições e atitudes não tão pedagógicas. A maioria dos professores ainda não levam em conta que o erro é uma forma de identificar uma falha e corrigi-la. Só acerta quem erra, esse é o princípio básico da aprendizagem humana.

Falta a alguns profissionais de português também compreender um pouco mais sobre a memória das crianças e como estas desenvolvem a sua capacidade de memorizar as formas linguísticas. Definitivamente uma cartilha com verbos para decorar não é a melhor saída.  É preciso incentivar os alunos para que gravem os tempos verbais utilizando-os de alguma forma.

Utilizar diferentes meios linguísticos

De modo geral, os professores têm uma certa atração pela forma mais culta da língua portuguesa, ensinando aos jovens que é a que deve ser escrita e falada. Só que a realidade dos jovens possui diferentes vertentes de comunicação: jornais, revistas, televisão e a Internet, que é um veículo de divulgação da língua.

O professor deve então estar atento para se utilizar dessas ferramentas, propondo leituras de textos retirados desses meios de comunicação e de mídias que sejam mais atraentes aos mais jovens, evitando assim, a queda do desempenho pela falta de interesse na leitura. É lógico que os textos tradicionais não devem ser abandonados, mas a variação do tipo de leitura, além de dinamizar a aula, pode despertar o gosto por diferentes tipos de literatura.

Praticando a escrita

Após o incentivo à leitura, utilizando-se de textos de origens diferenciadas, chega a vez de melhorar a escrita dos alunos. Muitos professores reclamam de falhas graves na ortografia dos seus alunos, que podem facilmente ser eliminadas com a leitura diária. Um aluno que lê, é um aluno que entende e escreve melhor.

Incentive os alunos a escreverem vários textos pequenos, rápidos, sobre as suas experiências pessoais, ou algum outro assunto de interesse, como uma forma de pura expressão. Após, corrija o texto indicando as falhas e apontando como resolvê-las.

Incentive-os

Os alunos precisam de incentivo, então que tal publicar os textos criados durante as aulas em outros meios de comunicação? A Internet tem excelentes ferramentas para publicação e compartilhamento de conteúdo. Quem sabe se “sentindo especial”, seu aluno não tome gosto de uma vez por todas pela disciplina?

O segredo da Língua Portuguesa está na prática. De nada adiantam métodos de “decoreba” ou de reprodução de conteúdos somente para os testes e provas. Para que um melhor desempenho da disciplina seja alcançado é necessário que os alunos pratiquem. A prática é a melhor forma de fixação. E no caso do Português, a prática significa muita leitura seguida de escrita.

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