Criando consciência ecológica com crianças

Brincadeiras e atividades escolares podem fazer a diferença na hora da construção de uma consciência ecológica em crianças. Ecologia e sustentabilidade são pautas muito importantes no mundo de hoje. Com o progresso do aquecimento global e suas consequências no mundo todo, cada vez mais o assunto de como presevar o meio ambiente é recorrente. E ele precisa ser visto desde a escola, criando assim, uma consciência ecológica nas crianças desde cedo. Mas como trabalhar sobre o assunto dentro da sala de aula? Como conseguir a atenção dos pequenos para o meio ambiente?

Muitas vezes é necessário re-educar as crianças para terem atitudes sustentáveis, já que nem sempre em casa elas possuem uma educação voltada para a parte ecológica. Em outras palavras, o reforço dessas atitudes na escola é essencial para a formação do ser. Algumas ideias podem surgir para atividades que ensinem as crianças sobre ecologia e sustentabilidade. Alguns desenhos podem ser vistos em sala de aula para estudar a natureza e tomar consciência crítica a respeito de poluição e outras ações prejudiciais ao meio ambiente. Longas-metragens como os famosos 'Procurando Nemo" e "Bee Movie" podem auxiliar sobre questões de ecossistema marinho e a relação entre fauna e flora. Há muitos filmes que podem ajudar a abordar o assunto, seguidos de brincadeiras que ajudem a trabalhar o conteúdo assistido.

Outras atividades podem ser feitas. As crianças gostam de atividades manuais e de sentir as sensações do mundo ao seu redor, que são tão novas e interessantes para elas. A velha ideia de plantar feijão em um copinho com algodão, é uma ótima lição de ciências para que as crianças possam entender sobre sementes e o crescimento e desenvolvimento da planta, e de como tudo isso está relacionado com o planeta que habitamos. Atividades e brincadeiras externas são muito positivas,  como em parques ecológicos e que tenham um grande espaço de terra para as brincadeiras e muitas plantas e flores ao redor. Uma aula para saber o nome de algumas espécies que formam nossa fauna e flora, onde as crianças possam ter contato com elas, é muito interessante.

Algumas outras atividades sobre reciclagem são indispensáveis, como aprender a separar o lixo, e até fazer objetos e brinquedos de material reciclável. É só soltar a imaginação e muitas aulas prazerosas e educativamente ecológicas podem surgir.

Deixe uma resposta

Fechar Menu