Curiosidades do Rio de Janeiro

Faltando apenas alguns dias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a cidade virou foco no mundo inteiro. Muitos turistas indo para a cidade, pessoas do mundo inteiro querendo saber um pouco mais sobre as histórias e curiosidades da Cidade Maravilhosa. Atrativos e histórias é o que não faltam à essa cidade tão emblemática. Confira a história do Rio de Janeiro e algumas curiosidades.
 

A História da Cidade
 

O Rio de Janeiro foi descoberto em 1º de janeiro de 1502, por Gaspar de Lemos. Quando ele e sua expedição chegaram à região, que atualmente é a cidade, acharam que se tratava de uma desembocadura de um rio, por isso batizaram a região como Rio de Janeiro, por achar que se tratava de um rio e por estarem no mês de janeiro. Apesar de os portugueses terem chegado primeiro à região, os primeiros a ocupar o território foram os franceses. França e Portugal competiam pelo comércio madeireiro, e com medo da competição acirrada com os portugueses no negócio, a França enviou colonos para ocuparem o território que hoje é a cidade do Rio de Janeiro. Depois de muitos anos, finalmente, os portugueses expulsaram os franceses da região. Para mostrar aos franceses que o território pertencia a Portugal, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565. Era uma cidade bem no estilo medieval português.

A cidade possui uma localização estratégica, às margens da Baía de Guanabara, lugar muito importante para a comércio. Com isso, foi desenvolvida na região a zona portuária e comercial, isso contribuiu para o aumento populacional da cidade. A cidade se tornava cada vez mais importante, e em meados do século XVIII, foram descobertos metais, principalmente ouro, em Minas Gerais. O Rio de Janeiro se tornou, então, o principal caminho entre Minas e a Europa. Devido a competições com outros países da América Colonial Espanhola, e à pouca produção de metais, a cidade entrou em crise econômica, no final do século XVIII. Mas, com a chegada da família real e toda a corte em 1808, e o cultivo de café, reaqueceram a economia. Nessa época, a família real construiu igrejas e palácios, valorizando a região. No século XIX com a construção de vias férreas, impulsionou-se a produção agrícola, principalmente a de café, e indústrias começaram a aparecer no centro da cidade.
 

Algumas Curiosidades sobre a Cidade Maravilhosa
 

  1. A cidade tornou-se a capital da colônia portuguesa em 1763. Com a chegada da família real em 1808, tornou-se a capital de todo império português. O Rio só deixou de ser a capital do país em 1960, com a construção da atual capital, Brasília.
  2. Em 2009, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita a “cidade mais feliz do mundo”, pela popular revista Forbes.
  3. Em 2004, o Rio de Janeiro foi homenageado até fora do planeta Terra, é que o cientista brasileiro que trabalha na NASA, Paulo Souza, batizou uma rocha marciana de “Pão de Açúcar”.
  4. Em 2007, o famoso monumento da cidade, o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
  5. A cidade foi eleita como o melhor destino da América do sul, e a praia de Ipanema, a melhor praia do continente.
  6. O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, e está a 709 metros acima do nível do mar.
  7. O Estádio do Maracanã foi construído em 1950, por ocasião da Copa do Mundo de 1950.
  8. Existem mais de 100 ilhas na Baía de Guanabara. Entre as mais conhecidas estão: Paquetá e a Ilha do Governador.
  9. O Rio de Janeiro é o principal destino turístico do Hemisfério Sul.


Muitas histórias, e muitas curiosidades rodeiam a cidade maravilhosa. Daqui a alguns anos poderá se incluir na lista a realização das Olimpíadas 2016. É uma cidade cheia de encantos, cultura e história. De fato é uma cidade realmente maravilhosa.
 

Deixe uma resposta

Fechar Menu