Curiosidades sobre a primavera

A chegada da primavera alegra a todos. Tomando lugar do inverno cinza, o colorido das flores marca também o período de reprodução dos animais.

O dia 23 de setembro marca a mudança do inverno para a primavera no hemisfério sul. A passagem é marcada pelo equinócio de primavera, ou seja, a segunda vez no ano em que noite e dia têm exatamente a mesma duração. Nem sempre o equinócio cai no dia 23 de setembro, mas esta é uma data aproximada para se padronizar a mudança de estação.

Estação da vida

Esta é conhecida como a estação da vida e a estação das flores. Para compreendermos o motivo devemos pensar nos países que sofrem com inverno rigoroso, com nevascas e muito frio. Durante o outono, os seres vivos se preparam para os tempos difíceis que vêm em seguida. As folhas caem para as árvores pouparem água. Os animais fazem estoques de comida para se proteger do frio. Durante o inverno, os ursos hibernam para poupar energia. Outros animais ficam escondidos em suas tocas. As árvores ficam “peladas”. Com o fim do inverno, chega a primavera com suas temperaturas mais amenas. As plantas voltam a ter folhas e suas flores desabrocham, iniciando o período de reprodução dos vegetais. Os animais voltam ao mundo exterior. Por isso, a primavera é conhecida como a estação da vida e, também, das flores.

Época de fertilidade

Além das plantas se reproduzirem, a primavera também é a estação da fertilidade. A maioria dos animais acasala durante a estação, devido à abundância de alimentos (claro, já que as árvores estão cheias de flores e frutos). Com isso, as fêmeas dispõem de mais alimentos para o período de gestação. Os animais ficam mais “salientes” quando entram em períodos de acasalamento. É por isso que os pássaros cantam mais (para atrair as fêmeas), as escamas dos peixes ficam com cores mais chamativas e muitas outras estratégias surgem para que os bichos conquistem suas amadas.

Primo vere

A origem da palavra primavera vem do Latim. Antigamente, o ano era dividido em apenas duas estações. Havia a estação de tempo ruim, conhecida como hiems e a estação de tempo bom, chamada de veris. No século XVII, criaram-se mais duas estações. Antes do verão (veris), percebeu-se que vinha um princípio (primo) de boa estação (vere).

Páscoa

No hemisfério norte, a primavera é celebrada no primeiro semestre, mais precisamente em abril. A data da Páscoa cristã está diretamente ligada ao equinócio de primavera. Ela é celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, após o equinócio de primavera. Se formos analisar, o significado da Páscoa tem muito a ver com essa estação: vida. Assim como os animais voltam às suas vidas com o fim do inverno, Jesus renasce durante a Páscoa. Os símbolos desta data religiosa são o ovo e o coelho, ambos representando a vida, assim como a primavera. Além dos cristãos, outros rituais religiosos celebrando a vida também são comemorados há séculos nessa mesma época.

Alergia de primavera

Para os muito alérgicos, a estação é horrível, pois é época da reprodução das plantas. Com isso, as flores soltam pólen em excesso. O pólen é um pó que sai das flores, responsável pela reprodução das plantas. Por isso, pessoas que têm doenças respiratórias e alergias crônicas costumam sofrer bastante com a primavera.

Festas pelo mundo

Na China, a Festa da Primavera já acontece há mais de quatro mil anos. Como eles usam um calendário diferente do nosso, é durante esta festa que ocorre o Ano Novo chinês. Essa época de festividades dura três semanas e tem como auge, o Ano Novo. No calendário chinês, ela é celebrada entre os dias 23 de dezembro e 15 de janeiro (em nosso calendário geralmente caem em meados de fevereiro). O Ano Novo chinês simboliza renovação, se despedir de coisas velhas e acolher as novas. Também é tradição que se deixem de lado desavenças com pessoas próximas.

No Japão, celebra-se o Hanami, a festa do florescimento das cerejeiras. Pessoas se reúnem ao longo do país para procurar e contemplar cerejeiras que estejam florescendo.

A Páscoa Judaica ou o Pessach, também é realizada nessa época, sempre na primeira lua cheia após o equinócio de primavera (tomando-se como referência o hemisfério norte). A data celebra a libertação dos Judeus da escravidão no Egito. Mais uma vez, a primavera aparecendo como símbolo da esperança de novos tempos.

No Irã e em vários outros países da Ásia Central, no primeiro dia da primavera se comemora o Ano Novo persa. O Nowruz, tradução literal de Novo Dia, celebra o dia em que Jamshid, maior rei da Pérsia, assumiu o poder.

No México é tradição visitar a Pirâmide do Sol de Teotihuacán no dia do equinócio de primavera. Muitas pessoas escalam esta pirâmide, pois existe a crença que no topo dela se abrem portais de energia neste dia.

Quer saber sobre outros assuntos? Clique no site do Colégio Bastos Maia e saiba mais sobre curiosidades, atualidades e muitas outras novidades. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu