Desafios na capacitação de gestores para as Instituições de Ensino

São inúmeros os desafios encontrados no ambiente escolar, desde a interação com as novas tecnologias até a administração educacional.

A escola tem um papel fundamental na formação do cidadão e administrá-la requer muita habilidade diante dos desafios encontrados diariamente. A gestão de uma instituição de ensino requer, além da formação adequada, compromisso, conhecimento e dedicação.

Para uma boa gestão é importante um trabalho em equipe, junto aos pais e funcionários da escola, além, é claro, de voltá-la à realidade da comunidade. Muitas vezes, precisamos descobrir novas formas de escolher como aplicar os conteúdos curriculares mais adequados no que diz respeito aos processos sociais de seu ciclo.

Saber liderar, incentivar e motivar a equipe são qualidades necessárias a um bom gestor, porém, é preciso mais! A sua participação e conhecimento deve estar presente em todas as áreas. Ações pedagógicas, execução de projetos, gestão financeira e uma infinidade de detalhes que compõe a gerência de uma escola e que fazem parte do cotidiano do diretor.

A educação escolar necessita adaptar-se à realidade dos alunos e, para isso, deve haver um comprometimento entre todos os que participam da comunidade escolar, porém, cabe ao diretor, atrair e motivar pessoas para, juntos, levar o processo pedagógico de qualidade, pois todos desejam o mesmo: O SUCESSO E A FELICIDADE DO ALUNO!

Deixe uma resposta

Fechar Menu