Dicas para estudar português

Estudar a disciplina de português é essencial tanto na formação escolar quanto na vida profissional, mas é necessário planejamento e dedicação para se obter um bom resultado.

Desde pequenos utilizamos a língua para nos comunicar. Ao longo do tempo vamos adquirindo conhecimentos e aumentando o vocabulário, construindo novas palavras e dando sentido à comunicação. Saber falar e escrever bem é importante, não somente na formação escolar, mas na preparação de concursos, vestibular e, também, na vida profissional. Tal como a matemática, alguns alunos têm dificuldade em entender a Língua Portuguesa, por isso, para estudar a disciplina é necessário planejamento e dedicação.

O primeiro passo

Para que o estudo da disciplina de português seja realmente eficiente, o primeiro passo é a divisão da matéria em tópicos:

  • Interpretação de Textos
  • Morfologia
  • Ortografia
  • Concordância Verbal e Nominal
  • Regência Verbal e Nominal
  • Análise Sintática
  • Pontuação

O estudo individualizado de cada tópico ajuda a compreender o todo de uma forma mais fácil e completa.

Com estudar cada assunto?

O importante é manter o ritmo. Além do estudo das regras, respeitar uma rotina de resolução de exercícios novos e, também, daqueles que já apareceram em provas anteriores é uma ótima forma de observar onde estão as habilidades e deficiências na matéria.

Leitura é fundamental

Antes de resolver cada exercício, fazer a leitura calma e atenta do que pede o enunciado da questão é garantir a metade da resolução da pergunta. A maioria das “pegadinhas” – que fazem com que o aluno seja induzido ao erro – são identificadas no enunciado das perguntas, por isso é fundamental a ler com muita atenção para que a interpretação seja correta.

Tempo para estudar

Todos os temas estão interligados, entretanto, para que essas ligações façam sentido, é preciso que cada item seja estudado até o final. Ou seja, não adianta pular de um tópico para outro sem ter entendido o anterior.

Se a facilidade é maior em um determinado assunto, mantenha um menor tempo de estudo dedicado a ele, mas não passe por nenhum ponto sem estudá-lo.

Confie no seu planejamento

Seguir o cronograma de estudos ajuda a manter a calma. Um guia de estudo planejado faz com que aprendizado evolua e leve a ótimos resultados finais.

A equipe do Colégio Bastos Maia, na disciplina de português, ensina que manter o planejamento, estar atento à leitura e praticar o assunto estudado são os três pilares para uma rotina adequada a qualquer etapa de estudo – seja para o período escolar ou na preparação para outros cursos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu