Fatos importantes da história das olimpíadas modernas

O Rio de Janeiro foi o grande palco das olimpíadas modernas de 2016, a primeira em território sul-americano. Os jogos olímpicos modernos iniciaram no ano de 1896 no Estádio Panathenaic, emAtenas. Uma estrutura de mármore feita no século IV a.C. era a base do estádio.

Curiosidades e fatos importantes

Guilherme Paraenseera integrante do Exército Paraense e foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro nos jogos da era moderna, o primeiro tenente ganhou a medalha nas Olimpíadas de Antuérpia, na Bélgica, em 1920.

Nesta olimpíada, a bandeira com cinco aros foi hasteada pela primeira vez. Pierre de Coubertin elaborou a bandeira em 1913 simbolizando a paz mundial e representa os cinco continentes: a cor azul representa a Europa, a cor amarela a Ásia, a preta a África, o verde a Oceania e a vermelha a América.

Um fato chamado "Setembro Negro" ocorreu em 1972 nas Olimpíadas de Munique, onde nove atletas israelenses foram mortos por terroristas. Os atletas foram sequestrados para serem trocados por 200 presos políticos, mas o helicóptero foi explodido com granadas após uma negociação alemã mal sucedida. Setembro Negro era o nome de um grupo terrorista palestino.

Adolf Hitler, em 1936, presenciou o velocista americano negro Jesse Owens ganhar quatro medalhas de ouro, 100 e 200 metros rasos, 4×100 metros e salto em comprimento. Boatos surgiram dizendo que Hitler não teria gostado de ter um campeão americano negro, mas a biografia de Owens diz que o líder nazista retribuiu o aceno dado pelo americano, que era do estado de Alabama.

As guerras mundiais interferiram na realização das olimpíadas de 1916, em Berlim, e em 1944, em Londres. Primeira e segunda guerra mundial respectivamente.

A fase de jogos olímpicos mais longos da história ocorreu em 1908 em Londres, iniciando em 27 de abril e encerrando em 31 de outubro.

Os campeões de cada modalidade só começaram a ouvir o hino nacional e ter a bandeira do seu país hasteada nas olimpíadas de Los Angeles, em 1932. Neste mesmo ano a nadadora conhecida como Maria Lenk foi a primeira brasileira a participar de uma olimpíada. Ela tinha apenas 17 anos e competiu na natação, com 100 metros livres e 200 metros peito.

No site do Colégio Bastos Maia você encontra mais fatos curiosos. Entre e confira! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu