Incentivando a curiosidade pelo estudo nas crianças

Início » Filhos » Incentivando a curiosidade pelo estudo nas crianças

Estudar é um ato que deve ser estimulado nas crianças tanto pela escola quanto pelos pais ou responsáveis. É interessante imaginar que as crianças funcionam como “potes cheios”, porém, é preciso fazer com que descubram o conhecimento que já está dentro delas e adequá-lo às regras do mundo atual. Desse modo, elas vão adquirir maturidade, sabedoria e vão saber lidar melhor com as situações da vida.

As atividades escolares ficam mais prazerosas a partir do momento em que as crianças gostam de estudar e principalmente, sentem prazer nesse ato. O primeiro passo para incentivar os estudos é os pais apoiarem o modo de ensino dos professores ou da escola, pois isso vai causar segurança nos pequenos. A comunicação é ideal para ambos os lados, tanto para o professor quanto para o responsável. Manter um diálogo claro com a criança fará com que ela se sinta aberta para expor suas dificuldades e também, suas virtudes e habilidades.

Explore a explicação! Quanto mais o cérebro trabalhar, melhor. Estimule-os a explicarem porque chegaram a tal conclusão ou porque gostaram de aprender determinada matéria, por exemplo. Brinquedos educativos na sala de aula e em casa são ótimos para o raciocínio e a criatividade. Quanto mais contato com esse tipo de brincadeira, melhor será na hora de estudar. Utilizar palavras de motivação é outro ponto importantíssimo! Nunca deixe de falar o quanto a criança é capaz de realizar as lições, trabalhos ou provas! Outra coisa é orientar que bons resultados se conquistam com treino e persistência.

Recomendar livros, brincadeiras e jogos com amigos ou em família é super divertido e estimula não só o lado lúdico, como também a questão da partilha e da organização.  Algumas atitudes, por mais simples que pareçam, fazem com que seus filhos ou alunos demonstrem mais interesse com relação à escola e às atividades desenvolvidas nela.

A equipe pedagógica do Colégio Bastos Maia acredita que o estímulo à aprendizagem é um hábito que deve ser cultivado em casa  desde que a criança começa a entender a linguagem dos sinais até o ingresso na escola, quando o trabalho dos professores amplia o trabalho iniciado pela familia, assim ela vai carregar a certeza de que buscar conhecimento é sempre a melhor decisão, quando se trata de aprimorar suas conquistas pessoais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!