A importância do estudo de atualidades para o ENEM

Início » Dicas » A importância do estudo de atualidades para o ENEM

Estar por dentro dos assuntos atuais permite ao aluno traçar um paralelo entre acontecimentos do dia-a-dia e conteúdos aprendidos em sala de aula, aumentando assim o poder de argumentação.

As últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exigiram dos candidatos inscritos conhecimento específico em diversas matérias ensinadas no Ensino Médio, como consta na regra do exame. Um item cobrado na prova, porém, acaba pegando muitos candidatos de surpresa: o conhecimento sobre as atualidades. Se você vai prestar ENEM este ano ou nos próximos anos, saiba que estar por dentro dos assuntos atuais é muito importante na hora da prova.

Entender para argumentar

O conhecimento do que está acontecendo no Brasil e no mundo é cada vez mais cobrado dos alunos, não só no ENEM, mas em provas do Ensino Médio e em vestibulares por todo o país. Conhecer e compreender o que se passa ao seu redor permite ao aluno ter uma visão mais holística de diversos assuntos, fazendo com que possa traçar um paralelo entre acontecimentos do dia a dia e conteúdos aprendidos em sala de aula. Além disso, manter-se informado permite que o jovem se torne um profissional mais capacitado, com poder maior de argumentação, capaz de analisar e discorrer sobre diferentes assuntos no futuro.

Estar informado sobre assuntos abordados pela mídia, além de criar uma opinião forte e estruturada a respeito de diversos assuntos, ajuda o candidato a se expressar, mantendo uma argumentação mais embasada e clara na hora da redação do ENEM. Vale lembrar que a redação do ENEM tem grande peso sobre a nota de cada candidato e costuma exigir do aluno conhecimento social e político, aplicação correta da Língua Portuguesa, além de coesão e coerência no momento da argumentação.

Interpretação e conhecimento

Para estudar atualidades para uma prova do ENEM ou de qualquer vestibular, é importante que o candidato assista a telejornais, leia jornais, revistas e acompanhe notícias do país e do mundo em portais de notícias na internet. Fazer pesquisas, ler livros diversos e escutar programas de notícias em rádios, por exemplo, também podem fazer grande diferença na hora da prova.

No Colégio Bastos Maia os alunos aprendem que, percorrer e argumentar sadiamente com colegas, professores ou familiares sobre assuntos diversos é imprescindível para ampliar o campo de visão do candidato e ajudá-lo a estar bem preparado para a prova e para outras avaliações ao longo de sua jornada como estudante e futuro profissional.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!