Principais festas juninas do Brasil

Início » Curiosidades » Principais festas juninas do Brasil

Alguns dizem que a festa junina surgiu na Idade Média para homenagear os santos São João, Santo Antônio e São Pedro. Outros dizem que as festas juninas são comemoradas muito antes da existência da Igreja Católica como festas pagãs organizadas para comemorar a fertilidade da terra e as colheitas. Todavia, a tradição da festa junina chegou ao Brasil, e os padres jesuítas costumavam comemorar estas festas nas comunidades indígenas.

Assim, junto com a evolução das festas juninas no Brasil, surgiram os pratos típicos consumidos nas festas, como a pamonha, pipoca, paçoca, milho cozido, entre outros. Ademais, a festa junina conta com a presença de símbolos como a fogueira, o balão, além da quadrilha. Confira o significado deles:

  • Fogueira: o costume da fogueira veio do nascimento de João Batista, primo de Jesus, pois quando ele nasceu foi erguido um mastro na frente de sua casa iluminando a região.
  • Balão: balões vieram da tradição portuguesa , pois as pessoas os soltavam para avisar a todos que a festa junina havia começado. Hoje esta prática é ilegal no Brasil.
  • Quadrilha: Essa dança teve origem na Europa, sendo praticada pelos camponeses. Os portugueses levaram a dança ao Brasil. Hoje ela é dançada durante as festas juninas para contar as histórias adotadas pelos camponeses.
  • Quermesse: É uma festa religiosa. No estado de São Paulo, por exemplo, as igrejas católicas realizam quermesses para comemorar o dia de São João.

Diante da imensidão de nosso país, veja abaixo quais são as principais festas comemoradas no mês de junho:

  1. Caruaru, PE: Ela é conhecida como uma das maiores festas de São João do mundo. São realizadas quadrilhas com até quatro mil pessoas, ao som do forró e muita comida típica. Começa em maio e vai até o final do mês de junho, atraindo turistas do mundo inteiro.
  2. São Luís (MA): O Bumba Meu Boi é a festa mais tradicional do Estado do Maranhão. A partir de 13 de junho até o dia 30 do mesmo mês, os grupos folclóricos saem às ruas de São Luís para celebrar a história da escrava Catirina e seu esposo que ressuscitaram o boi que haviam matado.
  3. Aracaju (SE): No São João em junho, os sanfoneiros fazem a festa no centro e na orla da capital do estado de Sergipe. No centro ocorre o Forró Caju, com shows de grandes nomes da música regional.
  4. Campina Grande (PB): A Festa de São João é conhecida como o “Maior São João do Mundo”, sendo que a sua comemoração é feita na Praça Parque do Povo. A festa conta com shows de forró também. Inicia-se no dia 6 de junho e vai até o dia 6 de julho.
  5. Teresina (PI): O Encontro Nacional de Folguedos começa na segunda quinzena do mês de junho. Os grupos folclóricos se apresentam, assim como ocorrem as quadrilhas, tudo regado a maravilhosos pratos típicos e bebidas, além de shows que agitam a cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí.

Além das comemorações acima citadas, as festas juninas são celebradas nas escolas e locais de trabalho. Os moradores de Curitiba tem no Colégio Bastos Maia uma referência para educação de seus filhos, um lugar onde as tradições nacionais são valorizadas e respeitadas. Visite o site: http:// www.bastosmaia.com.br

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!