O amigo imaginário no desenvolvimento da criança

Início » Filhos » O amigo imaginário no desenvolvimento da criança

É natural encontrar uma criança que tenha um amigo imaginário. Segundo especialistas, isso acontece na faixa etária dos três até sete anos de idade e também pode fazer ser parte importante na construção da personalidade dos pequenos.

Quando se faz uma leitura sobre o assunto, autores dão conta de que o amigo imaginário pode representar algum conteúdo não resolvido da vida infantil do pequeno.

Os amigos imaginários costumam aparecer a partir dos três anos de idade. Nesse momento, a criança passa a completar um maior número de frases, pois o seu vocabulário já é maior. Ela também se torna capaz de comer sozinha e de contar. 

Marjorie Taylor é uma pesquisadora que defende ser normal esse comportamento das crianças. Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford afirmou que 20% a 30% das crianças têm a companhia de um amigo imaginário, mesmo que isso seja temporário. Outros, porém, podem ter essa companhia até a fase adulta.

Mas, qual é a função de um amigo imaginário?

Um estudo da Universidade de Oregon apontou que 70% das crianças analisadas na pesquisa tinham esses amigos imaginários eram os filhos únicos ou aqueles mais velhos. A criança quando se sente sozinha, também pode partir para que isso aconteça. Outro ponto é uma mudança grande na rotina dos pequenos. Os exemplos são: não são mais os filhos únicos, começam a ir à escola, mudam de casa, mãe ou pai ficam ausentes por um período longo de tempo, entre outros.  

Nesses processos os amigos imaginários podem aliviar questões que estressam as crianças.  Quando essas coisas começam a se acertar, a tendência é que os amigos imaginários sumam. 

Você lembra se teve um amigo imaginário?

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!