O canto é uma excelente ferramenta na área da Educação

Início » Notícias » O canto é uma excelente ferramenta na área da Educação

Quem canta seus males espanta. A antiga frase remete à ideia do canto como forma de alegria. E por ser um elemento de alegria, não raro vê-se o canto em agrupamentos, festas, eventos aos quais seria inviável a ausência da música, do canto, que de fato é uma atividade de lazer. Todos os seres humanos cantam. Cantar é tão humano que se instituíram grupos formais para se realizar esta atividade: os Corais, Grupos ou Conjuntos de músicas que se apresentam em Igrejas, Empresas, Escolas, envolvendo pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos. O canto está presente em todas as crenças, e situações, não apenas como uma expressão de arte ou simples lazer, mas também como uma importante expressão de sentimento.

Em estudos recentes, a música é comprovadamente eficaz para a saúde. Pode-se ver nos estudos divulgados pela American Music Therapy Association-AMTA, dos Estados Unidos, e pela World Federation of Music Therapy-WFMT, localizada em Gênova, na Itália, segundo os quais, a música tem ligação direta com o ritmo cardíaco, a respiração e a pressão sanguínea. Não é a toa que os centros de reabilitação utilizam musicoterapia como forma de tratamento, dentre outras áreas da saúde.

O canto também está presente como uma excelente ferramenta na área da educação. De acordo com estudos realizados sobre o assunto, o desenvolvimento de atividades com o auxilio da música melhora a percepção auditiva, auto-expressão, senso rítmico, e propicia condições para o aperfeiçoamento integral do aluno, além de promover o gosto estético, fatores que podem ser explorados no Ensino Profissional, através do “treino” e da “prática”, chegando à aprendizagem significativa.

Ao utilizar a musica desenvolve-se o processo de construção do conhecimento, que desperta e desenvolve não somente o gosto musical, como ainda favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

A técnica de cantar na educação infantil se faz extremamente importante para o estimulo do desenvolvimento cognitivo e por isso deve ser inserido no âmbito escolar, estimulando o desenvolvimento da linguagem, da atenção e de outras habilidades, contribuindo de forma eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, da socialização entre as pessoas, favorecendo os relacionamentos interpessoais e desenvolvimento individual do aluno na escola e na vida pessoal.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!