O ensino da cidadania na escola

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A construção de um cidadão consciente começa desde os primeiros anos de vida com a exposição sobre o que envolve o conceito de cidadania, ou seja, o conjunto de direitos e deveres éticos e morais para se conviver harmonicamente em sociedade e as responsabilidades que temos diante da construção de um mundo melhor. Diversos aspectos sobre o tema podem ser trabalhados na escola e fazem com que o professor se torne peça-chave no incentivo à cidadania. Você é professor? Veja quais são os principais conceitos que podem ser trabalhados para contribuir na formação de um mundo de cidadãos conscientes:

1) Estímulo para cooperar: incentive a participação dos alunos ao longo de uma atividade para evidenciar o quanto a troca de conhecimentos torna o exercício mais produtivo e envolvente.

2) Importância da sinceridade: promova a ideia de que mesmo quando cometemos erros é necessário assumi-los. Assim como buscamos a confiança dos outros, as demais pessoas também esperam o mesmo de nós.

3) Benefícios do perdão: explique que perdoar é não guardar sentimentos ruins sobre alguém após um episódio. Quando se aprende a não ter ressentimentos o dia a dia fica mais leve.

4) O porquê de respeitar: para ser respeitado é preciso também respeitar as demais pessoas, avaliando sempre se o que você pretende fazer pode chatear alguém, como por exemplo ter atitudes que caracterizam bullying.

5) Promover o diálogo: sempre que houver impasses ou divergências, estimule o diálogo, a troca de ideias e a disponibilidade para ouvir. Aponte que essa é a melhor solução para resolver conflitos. Afinal, violência gera violência, e isso vale tanto para questões físicas quanto verbais.

6) Praticar a bondade e solidariedade: trabalhe a importância de sermos preocupados uns com os outros, esse é o segredo para arquitetar uma sociedade mais justa. Estimule para que ambos sejam bondosos e atenciosos, pois quem causa sofrimento a alguém pode futuramente receber o mesmo em troca.

Trabalhar cada um desses conceitos ajuda o grupo a reconhecer suas responsabilidades e influências frente aos seus direitos e também deveres para com o outro. Geralmente as práticas estabelecidas em sala de aula costumam ser transpostas para outros ambientes, e este é o segredo para transformar gerações.

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