O que é o Prêmio Nobel?

Início » Ciências » O que é o Prêmio Nobel?

Receber o Prêmio Nobel é uma honraria muito importante e as indicações partem de professores, cientistas e acadêmicos de todo o mundo.

O Prêmio Nobel é, sem dúvida, uma das distinções mais enaltecidas, pois é destinado apenas a um seleto grupo de pessoas. Desde 1901, são reconhecidas e premiadas aqueles indivíduos que deram origem a pesquisas de grande valor humanitário em várias áreas – Física, Medicina/Fisiologia, Química, Literatura, Economia, além de iniciativas que promovem a Paz. Os comitês de cada categoria recebem indicações vindas de professores, cientistas e acadêmicos do mundo todo.

Criação e homenagem

Alfred Nobel nasceu na Suécia, em 1833, foi cientista, inventor e empreendedor, era poliglota e costuma escrever poesias. Sua fortuna e ascensão se deve à invenção da dinamite. Em seu testamento pediu que sua fortuna fosse utilizada para premiar pessoas que realizaram um grande benefício à humanidade no ano anterior. Ele faleceu em 1896 e, então, cinco anos depois, a fundação que gerenciava seus bens criou o Prêmio Nobel.

Duas principais suposições rondam as justificativas para Alfred Nobel ter optado por direcionar sua fortuna à criação do prêmio. Uma delas é vista como uma forma de compensar os prejuízos que a invenção da dinamite trouxe para a humanidade. Outra justificativa seria a sua amizade com uma pacifista austríaca, Bertha von Suttner.

Curiosidades sobre o Prêmio Nobel

  • Embora a Economia esteja entre as categorias, ela não possui ligação com Alfred Nobel. A honraria foi criada pelo Banco Central da Suécia para homenagear o cientista, inclusive o nome é “Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel”. A entrega ocorre na mesma cerimônia das demais categorias.
  • A premiação já foi concedida 817 vezes a pessoas e 23 vezes a instituições. São raros os casos de indivíduos ou organizações ganharem mais de uma vez.
  • Caso a organização não identifique casos dignos de premiação, a honraria deixa de ser entregue naquele ano. Um exemplo é o Prêmio Nobel da Paz que, em 20 ocasiões não teve vencedor, principalmente no período das duas guerras mundiais.

Você já conhecia essa imensidão de fatos? Eles são estimulantes para ficar bastante atento e torcer pelos indicados da próxima edição do Prêmio Nobel. Saiba mais sobre outros assuntos no site do Colégio Bastos Maia

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!