O uso de filmes como forma de aprendizado

A relação entre filme e conhecimento, vai além do campo da educação formal estabelecido pelas escolas. O uso de recursos diferentes para aprendizagem é fundamental, sobretudo para trabalhar aspectos relacionados à concentração, raciocínio, vocábulos e conhecimento sobre o tema. Desta forma, é imprescindível a necessidade de integrar diferentes tipos de linguagens dentro da sala de aula.

Os filmes, por exemplo, contam com linguagens próprias e específicas e, compreendê-las vai além da simples capacidade de percepção visual, da mesma maneira que ler, é mais do que interpretar as palavras, pois é preciso raciocinar e entender a informação transmitida.

Além disso, o filme estimula a concentração infantil e a organização, além de favorecer o diálogo e o desenvolvimento de outras atividades como, por exemplo, a leitura reflexiva sobre a mensagem emitida, para que o estudante possa entender e, principalmente, compreender a informação. O uso de filmes também abre espaço para abordagens e discussões sobre as circunstâncias que afetam a sociedade, sendo de extrema importância para a educação infantil.

Por isso, os filmes são recursos considerados prazerosos para o apoio da aprendizagem, pois além de favorecer a expectativa de um debate, o contexto escolar auxilia na elaboração de uma resenha. Eles também permitem a compreensão maior de vários temas que são debatidos em sala de aula, e nem sempre é entendido pelo aluno.

Por meio de recursos de ensino como o filme, o estudante consegue melhorar a expressão e comunicação visual e intensificar as suas relações com o mundo exterior e interior.

Além disso, inserir o filme no planejamento de aula auxilia na compreensão de diversidade de valores e culturas ao redor, favorece a imaginação e criatividade por meio das histórias, estimulando a percepção da sua realidade do cotidiano por meio do reconhecimento e decodificação de formas, sons, gestos, entre outros. 

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