Os diferentes estilos de aprendizagem

A aprendizagem não se limita ao planejamento de aula e explicações dos professores. Existem tipos diferentes de aprendizado e cada pessoa aprende de uma forma. Porém, nem todos se encaixam nas áreas do aprendizado – são individuais a determinadas atividades.

A aprendizagem visual baseia-se na facilidade de aprender e desenvolver através do apelo imagético – com imagens, desenhos, longas e curta-metragem educativos e observação de conteúdo a ser assimilado. É muito eficiente nas crianças em idade de iniciação de aprendizado na pré-escola. E também pode servir nas demais idades, principalmente com filmes.

A música pode ser usada tanto para o entendimento de matérias, para pessoas em qualquer idade, quanto ao ensino de desenvoltura em música. No primeiro caso, o uso pode ser mesmo de sons específicos – sem a necessidade de música em si. É o estilo de assimilação por audição, memorização e entendimento em ritmo.

Para rápido raciocínio e de forma lógica, não só em relação a números, a aprendizagem matemática é o meio correto. A palavra "matemática" aqui diz respeito à ponderação de fatos ou matérias impessoais e que permitem raciocínio lógico e prático.

A aprendizagem linguística foca em leitura, escrita e fala. É uma boa forma de aplicação para ciências humanas, como história e filosofia. Em português, além de facilitar a memorização, é uma ótima forma de praticar para haver cada vez melhor rendimento.

As atividades individuais de pensamento, raciocínio e projeção exercitam a tomada de decisões e independência em atos, com ponderação. O ensinamento intrapessoal põe o aluno em concentração com a atividade e consigo mesmo, desenvolvendo fortemente as qualidades características intelectuais e de ação.

Ao contrário das práticas intrapessoais, as interpessoais usam tópicos como ganchos para discussão de caso ou trabalho de grupo visando resolução. É uma forma de desenvoltura na qual os alunos desenvolvem o pensamento e colocação de ideias enquanto auxiliam os demais membros em seus aumentos de habilidades na troca de pensamentos e influência ao debate.

A aprendizagem física é mais voltada a atividades que exigem trabalho do corpo. A repetição de lições leva à assimilação e rendimento crescente em performances artísticas de dança e esportivas.

Portanto, e como atribuição aos pais e professores, cabe avaliar e identificar qual forma de aprendizado é própria em cada aluno. A partir disso, é interessante agregar cada vez mais conteúdos e atividades, mesmo que de outras áreas – dentro do possível -, à forma como o indivíduo tem mais facilidade de assimilação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu