Perguntas criativas para saber como foi o dia na escola

Quem aí já foi buscar o filho(a) na escola, curiosíssimo para saber tudo que ele fez e o que achou do dia e a resposta que conseguiu foi simples e direta como: “foi legal mãe” eu “gostei pai” “foi tranquilo” “foi normal”.

Você está cheio de energia para uma longa conversa cheia de detalhes e novidades e as coisas não fluem como o imaginado?

Perguntar já de cara como foi o seu dia na escola pode até funcionar as vezes, no começo, mas 90% das vezes não vai ter o efeito desejado.

Pensando nisso separamos 8 dicas de perguntas criativas para fazer aos filhos na saída da escola.

Aproveita o tempo no carro, no trânsito, caminhando no retorno para casa como uma grande oportunidade de saber mais do seu filho e da sua escola.

8 perguntas para desenvolver um diálogo sobre o dia na escola.

1- Conta aí, algo fez você dar muita risada hoje na escola?

2- Se eu encontrasse a sua professora comprando pão o que será que ela falaria?

3- Se fossemos fazer um filme das princesas na sua sala quem seria a Anna e a Elsa, ou se fosse dos vingadores quem seria o Hulk? (e vai mudando os personagens)

4- Qual é o lugar que você mais gosta na escola? O que você faz lá?

5- Se você fosse o dono da escola por um dia o que você faria?

6- Qual você acha que é a palavra preferida da sua professora, aquela palavra que ela mais fala?

7- Se aparecesse uma nave espacial na escola e você pudesse levar mais alguém com você para dar um passeio, quem você levaria?

8- Você ajudou alguém hoje?

Não existe uma fórmula mágica para desenvolver uma conversa extensa e rica em detalhes, cada pai sabe como agir com o filho, é sempre bom deixar esse caminho aberto, na realidade quanto menos cara de pergunta a pergunta tiver, mais fácil ficar sabendo de tudo.

Histórias, fantasias, músicas, brincadeiras são muito bem-vindas. Um disco voador, um super-herói ou uma princesa no contexto, podem desencadear uma conversa de horas.

Aproveite todo e qualquer tempo no relacionamento com os filhos. Esses momentos de interação e contato vão ajuda-lo a crescer confiante e comunicativo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu