Por que é importante a parceria escola-família?

O processo de aprendizagem de uma criança ou adolescente está intimamente vinculado ao bom relacionamento escola e família. O verdadeiro segredo para uma educação de sucesso é a formação de um time, no qual todos devem trabalhar na busca pelos mesmos objetivos.

A função da escola é cumprir a proposta pedagógica, incentivar e encorajar o aluno para levá-lo ao aprendizado. Os pais além de matricularem os filhos em uma boa escola, precisam acompanhá-los em suas necessidades. O exemplo vale bem mais que conselhos. O estudante que percebe a falta de interesse ou até de acompanhamento dos resultados, aos poucos, pode ir perdendo a vontade de aprimoramento.

Pais engajados sabem o que acontece no dia a dia escolar, participam da vida estudantil, mantêm contato periódico com professores, auxiliam nas tarefas e complementam aquilo que foi lecionado em sala de aula, despertando no aluno o sentimento de valorização. Por sua vez, esta motivação ajuda a formar estudantes dedicados e responsáveis com suas obrigações.

A família tem o dever de ser participativa, caso contrário, na visão do aluno, a escola pode tornar-se a vilã de seu cotidiano. A formação de conceitos e valores começa na infância e é o produto de atividades intelectuais e básicas, pautada nas experiências vividas.

Quando a escola estabelece uma regra, a família também precisa colocá-la em prática. Os princípios e valores sociais são recebidos dentro da sala de aula, mas em grande parte são exercidos fora da instituição de ensino, isto é, no dia a dia do aluno.

Outro fator importante durante o processo é o poder do diálogo. O engajamento acontece quando se triangula a relação escola, família e aluno. É preciso descobrir, por meio de conversas abertas, quais os medos, anseios e dificuldades, a fim de não correr o risco de ignorar a condição psicológica da criança ou adolescente.

Entender o que se passa na cabeça dos estudantes e repassar estas informações na escola é o melhor caminho, afinal, a participação conjunta na busca por soluções é muito mais eficaz quando dispõe de trabalho em grupo. Este é um trabalho que a equipe do Colégio Bastos Maia se propõe: compor com as famílias de seus alunos para que todos atinjam o mesmo objetivo: O sucesso do aluno!

Deixe uma resposta

Fechar Menu