Principais civilizações pré-colombianas

Maias, Astecas e Incas contribuíram muito para o desenvolvimento, em vários aspectos, escrita, matemática, construção, entre outros.

Você sabia que muito antes da América ter sido encontrada por Cristóvão Colombo em 1492, havia diversas civilizações que a habitavam? Pois bem, os povos que já estavam por aqui possuíam cultura, organização e religiões próprias que já existiam muito antes da chegada dos europeus. Parte delas também acabou desaparecendo antes mesmo desse acontecimento. Desse modo, a descoberta dessas civilizações, conhecidas como pré-colombianas, ocorreu através de estudos e pesquisas arqueológicas.

Era pré-colombiana

Esses povos formavam diversos grupos: os Olmecas, Teotihuacán, Moches, Cañaris, Maias, Astecas, Incas, entre outros. Os três últimos tiveram muita importância, devido ao seu maior desenvolvimento em vários aspectos, ficando conhecidos como construtores da civilização.

Os Astecas

No México habitava uma tribo seminômade até o início do século XIII. Depois de um tempo, esse povo fixou-se na divisa com a Guatemala, passando a dominar esse território, formando a Civilização Asteca.

Durante dois séculos teve um império imponente.  Um dos seus principais destaques foi a criação da Pirâmide de Tenochtitlán, ou Templo Maior, fixada na capital do império asteca (hoje a Cidade do México).

Essa civilização também era dotada de uma cultura ímpar, de modo que criaram um calendário próprio para a contagem do tempo. Utilizavam a escrita em que estavam presentes objetos e figuras para transmitir símbolos e sons.

Os Maias

Os Maias têm sua provável origem entre os séculos 700 e 500 a.C. e viveram em um amplo território entre a Guatemala e o México. Sendo assim, sua organização se dava a partir de diversos centros urbanos independentes, enquanto o seu poder era de modo centralizado.

Outro destaque fica por conta de sua escrita, formada por um sistema altamente complexo, apresentando variabilidade de expressão de ideias e sons. Já o seu calendário era bastante semelhante ao usado nos dias atuais, enquanto os números utilizados eram baseados em unidades vigesimais.

Os Incas

Em torno do século XII d.C. os Incas habitavam a região dos Andes. Desse modo, Cuzco ficou estabelecida como sua capital.

As cidades Incas eram dotadas de fortalezas, palácios e templos, construídos a partir de uma arquitetura complexa. Com o intuito de facilitar o contato e locomoção das pessoas, diversas estradas foram criadas.

O que houve com as civilizações pré-colombianas

Algumas dessas civilizações desapareceram ao longo do tempo, por diversos motivos, como seca e batalhas. No entanto, a invasão europeia e sua colonização no século XVI, foi um fator determinante para a ocorrência desse fato.

Quer saber mais sobre outros assuntos? Acesse o site do Colégio Bastos Maia e fique por dentro. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu