Quem foi Paulo Freire?

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O pernambucano Paulo Freire, educador brasileiro de atuação e reconhecimento internacional, recebeu 29 títulos como Doutor Honoris Causa provenientes de diversas universidades europeias e das Américas. Seu método de alfabetização de jovens e adultos não apenas se destacou por sua abrangência pedagógica, mas pela defesa do desenvolvimento da consciência social e política através da educação. Pedagogia do Oprimido é um de seus livros de destaque, já que nessa obra todo o seu pensamento a respeito da libertação da classe menos favorecida por meio da educação é explicitado.

O pensador e educador Paulo Freire morreu em 1997, mas deixou o seu legado de desenvolvimento do pensamento crítico através da educação em todos os currículos escolares e como referência primeira para a formação de professores e pedagogos. A perspectiva de “leitura do mundo” para além da leitura limitada aos conteúdos escolares é também uma das bases do pensamento de Paulo Freire. Para ele, o aluno deverá ser tratado como um ser em constante formação, logo, a escola deverá ser um espaço em que a curiosidade, o saber empírico e o conhecimento de mundo serão incorporados ao saber institucionalizado, com o intuito de estimular a transformação do aluno, desde que o processo seja permeado pelo pensamento crítico e consciente de sua situação no mundo. Com isso, o professor não apenas se restringiria a repassar o conhecimento curricular aos seus alunos, mas ascederia à condição de educador, uma vez que a série de trocas efetuadas entre ambos naquela oportunidade permitirá não somente que ele ensine, mas aprenda e seja acrescentado com o potencial que o aluno lhe apresenta.

A pedagogia proposta por Paulo Freire é, inclusive, à frente de seu tempo. Enquanto não havia quem se preocupasse com uma educação de qualidade e mais abrangente, ou pensasse a escola como lugar de ascensão social e política; Paulo Freire dedicou sua vida, seus estudos e publicações a essa vertente do pensamento crítico. Atualmente, cada vez mais há escolas de educação em tempo integral e de ações curriculares mais abrangentes. O estímulo às habilidades natas e notórias dos alunos já quando chegam ao primeiro ano escolar e as atividades de aprendizagem através da prática, levada à teoria são abordagens introduzidas por Paulo Freire. A perspectiva da escola para Paulo Freire serve de critério para a avaliação de uma escola como boa ou ruim, suficiente ou insuficiente; especialmente para os pais que querem os seus filhos aos melhores cuidados, bem como, para a formação e seleção de professores, cujo conhecimento e aplicação dos ensinamentos daquele filósofo são requisitos imprescindíveis a uma boa prática pedagógica.

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