A física e história de Isaac Newton

Um dos maiores personagens da história da Ciência é, sem dúvida, Isaac Newton. Seu enorme sucesso provém de grandes descobertas e formulações inovadoras nas áreas da Física e Matemática. Além disso, era bastante interessado por Filosofia, Astronomia, Alquimia, Teologia, Astrologia e outros assuntos. Segundo Newton e vários outros cientistas de sua época, o estudo de tais ciências faria com que a compreensão e estudos dos fenômenos naturais se tornassem uma realidade.

Principais trabalhos na área da Física

Uma das maiores descobertas de Newton foi a Lei da Gravitação Universal. Segundo a história oficial, ele estava debaixo de uma macieira, quando uma maçã caiu sobre sua cabeça e isso o fez fazer questionamentos sobre o que causou a queda da fruta. Então, após estudos e muitas teorias, Newton concluiu que a força que havia puxado a maçã em direção ao chão seria a mesma que não deixava a Lua sair de sua órbita natural. Dessa forma, pela primeira vez na história, uma lei física foi aplicada tanto a corpos celestes quanto a objetos terrestres. Com tal teoria ele deixou de lado a ligação com a ação divina e acabou por influenciar o pensamento filosófico do século XVIII.

Outra área da Física que teve grande influência de Newton foi a óptica. Boa parte de seu tempo ele passou estudando a luz através de um prisma de vidro. Até então se acreditava que as cores seriam um mero efeito de superfície. Porém, Newton acabou descobrindo que o fenômeno era resultado da decomposição da luz quando ela passa de um meio para outro com índices de refração diferentes. Sendo assim, ele concluiu que a luz branca é composta por todas as cores.

Outra grande contribuição do cientista foi a Mecânica Newtoniana, que é uma das três formulações da mecânica clássica que tem por objetivo o estudo de fenômenos com base na dinâmica de um sistema, seja ele conservativo ou não. Foi daí que surgiram as famosas Leis de Newton para a mecânica clássica.

A três Leis de Newton

Lei da Inércia: todo corpo tem a tendência de permanecer no seu estado natural, seja em repouso ou movimento uniforme, até que uma força externa seja aplicada e isso cause uma variação de aceleração.

Princípio Fundamental da Dinâmica: a força resultante é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração. Ou seja, quanto maior o peso ou a força, maior a aceleração.

Lei da ação e reação: para toda força agindo sobre um objeto, existe uma força de reação de mesmo módulo e direção com sentido contrário.

Isaac Newton foi professor na Universidade de Cambridge, chegou a presidir a famosa Royal Society e ganhou o título de Sir. Sua morte ocorreu em 20 de março de 1726, aos 84 anos.

Saiba mais sobre outros assuntos no site do Colégio Bastos Maia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu