A importância da lição de casa

A lição de casa tem como finalidade ampliar o conhecimento que foi estudado em sala de aula, preparar para novos conteúdos, além de sistematizar o aprendizado. Também contribui para a autonomia e responsabilidade, ajudando a criança a desenvolver o hábito de estudo, que é fundamental.

Considerada uma função pedagógica importante, a lição de casa é essencial não só para as crianças, mas, também, para o professor, pois vai conhecendo as dificuldades e as deficiências dos alunos, e, assim, consegue buscar maneiras para melhorá-las e ajudar aos estudantes a enfrentar os desafios e a entender o conteúdo. Por meio da lição de casa, os pais podem acompanhar o que está sendo ministrado em sala de aula e também o desenvolvimento do filho.

Porém, o assunto também pode gerar conflito entre os familiares e a instituição de ensino, principalmente, quando os pais acham que os filhos estão fazendo atividades excessivas. Assim, nem sempre há um tempo disponível para acompanhar as lições e, como consequência, as crianças não conseguem resolver as atividades ou entregá-las a tempo, porque não tem a supervisão de um adulto.

É fundamental que os pais acompanhem o desenvolvimento escolar dos filhos e busque ajudá-los nas dificuldades. Para auxiliar na lição de casa e amenizar os conflitos, por exemplo, as crianças podem ter um horário de estudo, ou seja, criar uma rotina, para que a tarefa seja feita. Além disso, os pequenos devem ter o seu próprio local de estudo, assim, o hábito vai sendo criado e a rotina ajustada.

Os pais devem incentivar, dar apoio e separar um tempo para esclarecer as dúvidas dos conteúdos. Desta forma, eles estarão encorajando e ajudando a desenvolver responsabilidade e autonomia. Neste sentido, eles devem participar da vida escolar, conversar, demonstrar curiosidade e interesse, mas não devem fazer a lição de casa, que é uma atividade que deve ser feita pelo filho. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu