A importância da primeira refeição do dia para o rendimento escolar

É de conhecimento geral que a primeira refeição do dia é a mais importante. O café da manhã é a refeição que dá energia para as primeiras atividades diárias. A importância está relacionada tanto ao longo período de jejum durante o sono como à reposição de energias utilizadas durante a noite.

Se você pratica exercícios físicos na parte da manhã, precisa de um desjejum reforçado para ter força muscular para realizar atividades. Se você realiza trabalhos mais intelectuais pela manhã, também precisa caprichar no café da manhã, pois se concentrar com o estômago vazio é muito difícil.

Esse é um alerta importante principalmente para crianças em idade escolar. Uma refeição saudável no começo do dia melhora significativamente o estudo e o rendimento. Já existem vários estudos comprovando esse fato e várias instituições que salientam essa importância. A alimentação balanceada também reduz o cansaço e ajuda a prevenir diversas doenças.

Com a correria já no começo do dia, o café da manhã acaba sendo substituído por lanches rápidos, prontos e industrializados. As crianças seguem a tendência pelo exemplo ou mesmo por desatenção dos pais.

Essa substituição ocasiona um aumento significativo do consumo de lanches calóricos, muito ricos em carboidratos e gorduras. Ficando de fora do cardápio fibras, vitaminas, proteínas e outras substâncias importantes na alimentação das crianças.

Os níveis glicêmicos aumentam vertiginosamente no momento do consumo desses produtos processados, mas caem também rapidamente, não mantendo um nível necessário para as atividades matinais. Estudos indicam que essa má alimentação também pode ser responsável por uma deficiência de cálcio devido à falta de leite e derivados na alimentação.

Na refeição matutina é importante que exista moderação no consumo de carboidratos e deve haver consumo significativo de leite e derivados, além de frutas que fornecem energia, vitaminas e fibras para as crianças a fim de garantir um ótimo desempenho das funções do organismo.  

Deixe uma resposta

Fechar Menu