A origem do dia das crianças

O Dia da Criança é comemorado no mundo todo, entretanto, cada país tem um motivo para a comemoração e festeja em uma data específica.

Como o Dia das Crianças não é celebrado na mesma data em todo o mundo, cada país elegeu um dia específico para a comemoração. Em 20 de novembro de 1959 foi oficializado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) a Declaração dos Direitos da Criança. Esse documento mostra os direitos que toda criança possui, como educação e alimentação. Por esse motivo, o dia 20 de novembro é conhecido como o Dia Universal das Crianças, quando é comemorado oficialmente o Dia das Crianças em vários países.

Tradição brasileira

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a padronizar essa data. Inicialmente, em 1923, após o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, ocorrido no Rio de Janeiro, o deputado Galdino do Valle Filho organizou um projeto que seria aprovado no ano seguinte e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes como o Dia das Crianças.

A fábrica de brinquedos Estrela, com a Johnson & Johnson, desenvolveu nos anos 60 uma campanha de marketing chamada “Semana do Bebê Robusto”. O acontecimento teve tanto sucesso que vários empresários da indústria de brinquedos se uniram e organizaram uma campanha para celebrar a “Semana da Criança”, com o intuito de impulsionar as vendas. A partir daí o dia 12 de outubro entrou com força para o calendário dos brasileiros e virou tradição.

Ao redor do mundo

Cerca de 100 países celebram esse dia em datas diferentes e cada um tem sua história. Em Portugal a data é comemorada no dia 1º de junho, e relembra que todas as crianças têm direito a amor, afeto, cuidados e educação gratuita. Em Moçambique o Dia das Crianças também é celebrado nessa data, em memória ao massacre ocorrido em 1943. Nos EUA alguns estados utilizam outra data, mas na maioria do país acontece no primeiro domingo de junho. Na Nova Zelândia acontece no primeiro domingo de março e tem como objetivo reunir a família e, dessa forma, não possui apelo comercial.

Planejamento educacional

Desde 1987, pensando nos pequenos, o Colégio Bastos Maia oferece educação de qualidade. Tudo é feito em prol das crianças e jovens, sempre priorizando seu aprendizado na busca por um mundo melhor. A escola proporciona a participação dos pais e professores no andamento educacional dos filhos e é um lugar de educação e aprendizado. A todos os alunos um feliz Dia das Crianças! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu