Dicas de como melhorar a concentração dos filhos

A concentração é fundamental para a realização das atividades, sendo essencial que seja trabalhada e desenvolvida desde a infância. Geralmente, a falta dela está relacionada a uma inércia da atenção, ou até mesmo por influência de fatores externos como ambiente agitado, excesso de barulho, falta de espaço próprio, brigas familiares, entre outros. Trabalhar e melhorar a concentração infantil, nem sempre é fácil.

Os pais devem procurar manter o ambiente familiar calmo, tranquilo e organizado, para que a criança possa se sentir bem e se desenvolver. Além disso, eles podem estimular a concentração por meio de brincadeiras como xadrez, dama, jogo da memória, videogame, desenhos, entre outras tarefas que exijam habilidades com raciocínio e atenção.

Durante o diálogo, é essencial que os pais tenham o hábito de conversar olhando dentro dos olhos da criança e demonstrem interesse nas suas atividades, perguntem como foi o dia na escola, ou seja, conhecer a rotina dos filhos.

Para estimular a concentração no cotidiano, a família deve evitar ficar interrompendo atividades que exijam atenção como, por exemplo, leitura, tarefas da escola, entre outras. Assim, a criança estará mantendo a sua atenção na ação que está sendo executada. Além disso, os pais podem estimular os filhos a dedicar mais tempo na atividade e conduzi-lo a realizar funções que vão motivá-lo e proporcionar bem-estar.

As crianças também não devem deixar uma tarefa pendente, é necessário que tudo seja cumprido até o fim conforme o combinado. Por exemplo, os filhos só devem se divertir e ter lazer, após terminar o dever de casa. Passeios ao ar livre e contato com a natureza, também, estimulam a concentração, por isso, as crianças devem ter tempo para o lazer e diversão, mas de forma equilibrada.

Os pais são os responsáveis pela educação das crianças e devem procurar estimular os seus interesses e objetivos, para que elas possam desenvolver a confiança e autoestima, para encarar os desafios da vida. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu