Educação musical estimula aprendizagem

Engana-se quem pensa que a maior parte do aprendizado de uma criança tem relação apenas com a sala de aula. Diversas experiências vivenciadas ao longo do dia podem agregar muito conhecimento e, ao mesmo tempo, influenciar e estimular positivamente a aprendizagem na escola. Uma das principais formas de proporcionar esse resultado é por meio da educação musical. Veja alguns dos benefícios que a prática pode trazer:

Aprimorar a audição

Sons estão à nossa volta a todo instante de forma característica e peculiar. Porém, nos mais diversos ambientes há também ruídos, inclusive na escola, o que banaliza a ideia de som. A educação musical permite construir a percepção sonora, conseguir identificar o que de fato está se escutando, é uma forma de valorizar a escuta. Embora ouvir seja algo natural, a percepção sonora é uma habilidade, ela envolve saber identificar instrumentos, relacionar ritmo e letra e conseguir prestar atenção em cada detalhe.

Adquirir conhecimento

Existe uma imensidão de músicas que ajudam a compreender movimentos artísticos, formas culturais de um povo e fatos históricos de uma determinada época. É possível com a música navegar em meio a diversos assuntos ligados à geografia e história num contexto regional, nacional e mundial.

Ampliação da cultura

O ensino musical permite maximizar o leque musical, oportunizando perceber a diversidade e a riqueza que há na música. Muitos adolescentes acabam tendo contato apenas com o que é divulgado pela mídia ou com o que circula nos seus grupos sociais. Crianças e adolescentes que têm contato com os mais diferentes estilos e ritmos se tornam menos resistentes, mais abertos ao diálogo e às sugestões vindas de outras pessoas.

Estímulo do raciocínio lógico

Embora muitas pessoas ainda associem raciocínio lógico apenas com matemática, o assunto vai muito além dos números. Inclusive a linguagem musical é uma forma de lógica, afinal estão presentes diversos símbolos, que constroem um sistema racional lógico perfeito, combinando sons, padrões e compassos.

Especialmente as crianças costumam ter um grande potencial criativo e expressivo quando estimuladas corretamente. A música é em sua essência uma forma de expressão, por isso, a equipe do Colégio Bastos Maia incentiva o ensino musical, que melhora a capacidade de expressão, pois é um convite ao criar, inventar, expressar sentimentos e pode inclusive melhorar e desenvolver a comunicação da criança ou adolescente no ambiente escolar e fora dele.

Deixe uma resposta

Fechar Menu