Guia prático para a prova do ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM) é uma das principais portas de entrada para várias universidades do país. Por isso, anualmente, milhares de estudantes se inscrevem para a prova e se dedicam ao estudo, a fim de conquistar uma boa nota, para garantir a vaga na faculdade. Neste ano, o ENEM está marcado para os dias 5 e 6 de novembro, e os candidatos terão acesso aos locais de prova no dia 18 de outubro.

A concorrência no Exame é acirrada, por isso, planejamento e comprometimento é fundamental para o sucesso. Veja algumas que podem ajudar nessa jornada:

1) Os estudos não devem ser deixados para as últimas semanas antes da prova, devido ao conteúdo, que é extenso:  A matéria cobrada na prova aborda os três anos do Ensino Médio, assim, é inviável aprender todas as disciplinas poucos dias antes. Desta forma, é fundamental começar os estudos com antecedência e elaborar um cronograma, separando o que deve ser estudado em cada dia da semana. O aluno deve priorizar as disciplinas nas quais têm mais dificuldade e tirar as suas dúvidas com os professores, a fim de entender o conteúdo ministrado.

2) É fundamental que o estudante crie o hábito de leitura: As questões da prova do ENEM têm enunciados com textos longos, por isso é essencial lê-los até o fim.  É imprescindível, também, treinar a escrita, para a prova de redação, que tem um peso considerável no exame. 

3) Ao estudar, o aluno deve entender a matéria como um todo:  Deve-se evitar a "decoreba" . Ou seja, é importante saber como estudar, para manter o conteúdo na memória. A elaboração de resumos e mapas mentais podem ser boas alternativas

4) Na prova,  é preciso manter a calma, a tranquilidade e a confiança no seu potencial:  Ao receber o exame, deve-se ler as instruções com cautela. Devido ao tempo da prova, o estudante não deve deixar a redação para a última hora. Além de escrever, é imprescindível fazer uma boa revisão, a fim de evitar perder ponto. Desta forma, o candidato deve saber planejar e aproveitar bem o seu tempo de prova. Ele pode treinar por meio de simulados, por exemplo.

 

A atenção a todos os detalhes descritos acima é fundamental para criar um conjunto de fatores positivos que contribuam para uma boa preparação, e, consequentemente, a obtenção de uma boa nota no ENEM. Quanto melhor o desempenho do aluno, maiores as chances de o aluno conquistar a tão almejada vaga em uma universidade de qualidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu