O papel do diretor na educação

Diretores escolares têm uma função muito importante na escola, são eles que têm a responsabilidade de gestão do ensino, com uma visão ampliada do que acontece no mundo, para levar ao ambiente escolar tudo o que agrega valor à formação do ser humano, dentro da missão proposta. Na verdade esse profissional é essencial para a vida escolar, quando ele não está presente uma série de problemas como falta de motivação, desorganização e dificuldades para atingir as metas, aparecem. Então é bom saber o que um diretor realmente faz para entender como fazer da escola um lugar ainda melhor.

Importância de um diretor

O diretor é sim parte dos funcionários administrativos, portanto cabem a ele funções relacionadas aos assuntos burocráticos da instituição, porém ele também é responsável por garantir o bom funcionamento da escola. Esse profissional precisa perceber se as estratégias da instituição funcionam, assim como criar opções quando elas falham. Ele precisa ser bastante atento ao ambiente escolar para conseguir notar problemas, sejam eles com funcionários, alunos, comunidade ou pais. A motivação dos profissionais empregados pela escola é outro ponto que precisa ser reforçado pelo diretor.  Como líder, ele tem muito claro o objetivo que deseja alcançar naquele nível de ensino que o estabelecimento oferta e está conectado a todos os setores, motivando e dando as diretrizes para criar um ambiente de trabalho saudável onde os colaboradores realizam suas funções com competência e dedicação, para que tudo aconteça de acordo com o planejamento proposto.  Este profissional sempre está muito atento a tudo que acontece no ambiente escolar, seja entre alunos, pais e colaboradores, exercendo quando necessário o papel de mediador.

Apesar de serem tão importantes, é comum que os diretores fiquem sobrecarregados com tarefas da gestão física da escola, como supervisionar estoques e material didático. Isso gera um grave problema: falta de tempo para criar objetivos acadêmicos e dar apoio à equipe pedagógica. Os planos pedagógicos da escola são similares a um plano estratégico empresarial, neles é preciso definir com clareza os objetivos que a instituição tem e as maneiras de chegar lá. O diretor deve manter seu plano de trabalho atualizado equilibrando a parte humana e a tecnológica. Dar ao diretor o tempo necessário para suas funções é importante, por isso o ideal é adotar um auxiliar administrativo ou passar parte das funções administrativas e burocráticas para o coordenador pedagógico e o vice-diretor.

Um bom gestor gera um ambiente de trabalho escolar leve e agradável. Em uma escola com visão ampliada e atualizada, os colaboradores estão comprometidos com a proposta pedagógica, levando os alunos a um aprendizado superior com motivação, pois o CONHECIMENTO É PARA A FELICIDADE!

Deixe uma resposta

Fechar Menu