O papel dos professores além do conteúdo da lousa

Na escola não são assinadas apenas as regras matemáticas, as leis da física ou a história da humanidade. O papel do professor vem mudando ao longo dos séculos. Antigamente, o ensino era extremamente rígido e inflexível, sendo o professor um mero repassador de conteúdo, não se admitindo interferências externas dos alunos. Atualmente, os professores transmitem o conteúdo programático aos alunos e ainda ensinam como eles podem se relacionar entre si, serem mais tolerantes, tomarem decisões e descobrir coisas novas. Os alunos acabam aprendendo as regras da boa convivência com o próximo, respeitando-o. Também o professor ensina os alunos a ouvirem o outro com atenção e ser mais paciente e tolerante.

Outros valores também entram na pauta como a cidadania, respeito ao meio ambiente e os direitos humanos. A escola deve ofertar atividades extracurriculares como por exemplo, o xadrez, que estimula os alunos a tomarem decisões importantes e gerenciarem as suas frustrações com as perdas. Por isso, o papel do professor é de extrema importância, pois ele é a ponte transmissora do conhecimento ao aluno. É uma das profissões mais antigas do mundo e a equipe deve atender as expectativas de aprendizado e desenvolvimento integral do educando. Eles não apenas formam alunos e sim ajudam a formar cidadãos para atuarem em nossa sociedade.

O professor não é só instrutor, é questionador,articulador, pesquisador e mediador. Assim, os pais devem ser cautelosos na busca da melhor escola para o seu filho. Deve- se buscar a valorização crescente dos professores. Além do salário inicial atraente e justo, a profissão deve ser valorizada socialmente também. É inquestionável que professores que trabalham em boas condições são mais motivados e ensinam melhor, portanto, é recomendável que os pais busquem conhecer ações dos professores, e o que a escola de seu filho faz para valorizá-los.

Em Curitiba, o Colégio Bastos Maia, no bairro Boqueirão, é a referência na educação, contando com um corpo docente qualificado.

A escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Uma área para recreação de mais de 2400 m2 é um dos diferenciais da instituição. São mais de 30 anos trabalhando com a educação de qualidade.

Para conhecer mais, visite o site da escola: http://www.bastosmaia.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu