As diversas qualidades de um professor

Início » Curiosidades » As diversas qualidades de um professor

Dentre todas as profissões escolhidas pelas crianças quando estão brincando, o “ser professor ou professora” sem dúvida é a que ganha em disparado. Mas o que é ser um bom professor?

Gostar da profissão faz com que o desempenho em sala e a relação com os alunos seja excelente. Entretanto, é importante ter em mente que ser um bom professor não se restringe apenas a ter o conhecimento necessário para compreender a matéria, pois deve ter também uma boa didática para que seus alunos possam entender o conteúdo de maneira eficaz.

O professor deve dominar o assunto a ser ensinado. Dessa forma poderá sanar as dúvidas dos alunos de forma mais eficiente. É impossível saber tudo, mas quanto mais conhecimento o docente tiver, melhor. Não basta dominar apenas a sua disciplina, mas estar por dentro da atualidade pode inclusive auxiliar no desenvolvimento da matéria.

Também é necessário conhecer e acompanhar as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada aluno, assim como as dificuldades que cada um enfrenta na matéria. Quanto maior a atenção a esses detalhes, mais o aluno se desenvolverá e o objetivo da matéria será atingido. Não quer dizer que se deva fazer um atendimento individual em sala de aula, mas se houver necessidade, encaminhar o aluno para avaliação da pedagogia, em caso do não desenvolvimento. A observação é muito importante.

Referente ao ritmo de aprendizagem de cada aluno é essencial que o docente saiba organizar o conteúdo que pretende ensinar de uma forma lógica, completa e que se adeque ao nível de aprendizagem de seus alunos. Do contrário, o professor apenas estará falando coisas que os estudantes não conseguem compreender. Usar a criatividade para prender a atenção dos alunos é fundamental para dar continuidade à aprendizagem.

A didática é imprescindível para organizar o conteúdo das aulas a serem lecionadas. Não adiantará dominá-lo se não conseguir transmitir de uma forma clara e precisa a matéria a ser trabalhada.

O ambiente social da sala de aula precisa ser harmonioso e leve, sem discussões, pois um local em que os estudantes não se sintam acolhidos será muito difícil manter a atenção em qualquer que seja o assunto.

Em um ambiente harmonioso também se encaixa a boa relação entre professor e aluno. Alguns professores preferem não estender a amizade com seus alunos, mas o respeito mútuo é um dos principais pontos para uma boa convivência em sala de aula. Além disso, o professor como figura avaliadora, deve manter boas expectativas em relação a seus estudantes e deixar isso nítido, para que assim, eles se empenhem mais.

A relação com os pais tem se tornado cada vez mais relevante, por isso é importante manter contato. Dessa forma, o professor poderá compreender um pouco mais da realidade de seus próprios alunos, podendo auxiliá-los de diversas formas.

Os métodos de avaliação também devem corresponder com o nível de aprendizagem dos estudantes. Um método extremamente rígido sem que os alunos estejam devidamente preparados só tende a despertar a antipatia e frustrações em sala de aula.

A equipe pedagógica do Colégio Bastos Maia acredita que não existe um ser perfeito. Um bom professor é aquele que está disposto a ensinar, mas também a ouvir, aconselhar, conversar, incentivar… As qualidades são muitas, mas inerentes a cada perfil. É, talvez, a única profissão que reúna numa única pessoa tantas outras profissões, pois o professor precisa entender de tudo um pouco e adequar essas qualidades ao ambiente em que se encontra. 

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!