A fase da curiosidade da criança

A idade dos “porquês” começa por volta dos 3 anos de idade, é a idade em que, geralmente, a criança já fala e quer entender tudo o que está ao seu redor.

Essa curiosidade acontece, pois a criança está se descobrindo como um ser e passa a construir sua própria identidade. Ela começa a ter consciência de si própria e das coisas ao seu redor, e isso implica em questionamentos.  

Os “porquês” se tornam frequentes nessa fase, pois a criança começa a perceber com mais clareza o mundo, os acontecimentos, e por essa razão ela quer entender como as coisas acontecem, por que ela precisa que obedecer, por que ela não pode falar certas coisas, por que usa sapatos, por que precisa comer feijão, e etc.

Os pais – os adultos em geral – devem estimular, e responder a todas as curiosidades dos pequenos e paciência é a palavra chave nesse momento. A criança precisa de atenção e carinho, e todas as suas perguntas necessitam de respostas.

Por isso, é muito importante esclarecer todas as dúvidas, pois é a partir dessa curiosidade, que a criança irá conhecer e descobrir o mundo, despertando o  interesse e vontade de aprender, contribuindo para o processo de aprendizado.

Estimular faz parte desse processo, por isso é interessante também questionar a criança. Responder uma pergunta fazendo outra leva a pensar em respostas inseridas no seu mundo recém-descoberto.  As perguntas surgem, porque elas querem aprender.

Na medida em que esses questionamentos vão sendo esclarecidos, a criança vai adquirindo conhecimento, e com o passar do tempo a curiosidade desaparecendo. Por vezes são muitas perguntas e todas de uma vez, parecendo uma avalanche…

O ideal é ter paciência e ir conversando aos poucos, esclarecendo as dúvidas, explicando dentro da faixa etária para que haja compreensão. É uma fase divertida que vai embora logo e deve ser tratada com todo amor e tranquilidade!

Deixe uma resposta

Fechar Menu