Brinquedos que ajudam no desenvolvimento da lógica

Incentivar a criatividade com o uso de blocos de montar ou despertar a atenção jogando xadrez são maneiras divertidas de desenvolver o raciocínio lógico da criança.

Desenvolver o máximo possível o raciocínio lógico é uma preocupação constante dos pais em relação aos filhos, afinal, essa estimulação acaba refletindo positivamente em diversas áreas da vida da criança, especialmente na escola. Com essa quantidade de opções tecnológicas aparecendo diariamente, vale destinar um tempinho para relembrar alguns brinquedos manuais, muito populares na década passada, e que comprovadamente conseguem ajudar de forma positiva no desenvolvimento do raciocínio lógico. Veja algumas ideias:

Cubo mágico

Ele é considerado um quebra-cabeça, mas ganhou nome próprio. É composto por seis lados de cores diferentes, que estão subdivididos em nove pequenos quadradinhos. A brincadeira compreende embaralhar as peças e então ordená-las de acordo com cada cor, isso ajuda a estimular probabilidade, análise combinatória e dar noção de geometria espacial. Para se ter ideia, com o cubo mágico é possível fazer 43 quintilhões de combinações.

Quebra-cabeça

As opções tradicionais costumam atrair crianças e adultos, devido à variedade no número de peças e possibilidade de formar qualquer tipo de imagem. A dinâmica de manipulação das peças é capaz de estimular a aprendizagem, desenvolver a atenção, a coordenação motora, o raciocínio lógico e a memória.

Xadrez

Ele é bastante conhecido como um jogo de táticas e estratégicas, isso já explica como auxilia no desenvolvimento da capacidade de indução, dedução e raciocínio lógico, levando em consideração as regras que já estão pré-estabelecidas.

Blocos de montar

Especialmente para as crianças com menos de oito anos, os blocos de montar costumam ser bastante atrativos. Além de divertir e servir como passatempo, fazem a imaginação da criança fluir, pois o intuito é construir objetos do cotidiano como castelos, carros, casas, móveis, heróis e animais. É importante estar atento ao tamanho da peça e complexidade de encaixe de acordo com a faixa etária da criança.

Jogo da memória

O próprio nome já demonstra que ele tem relação com a mente. O fato de ter que memorizar as peças e seus lugares é excelente para estimular a fixação da atenção e a memória.

Percebeu o quanto estas opções tão familiares podem contribuir para deixar a mente afiada? Ambos são ótimos em todas as fases da vida. A dica da equipe do Colégio Bastos Maia é reservar um tempo diário para deixar os eletrônicos de lado e voltar às opções manuais de divertimento. Vai ser muito especial! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu