Escola limpa e organizada gera melhor aprendizado

A escola é o ambiente no qual todas as crianças deveriam passar grande parte de seu tempo desde os primeiros anos de vida até a adolescência. É o local onde aprendem não somente as matérias lecionadas, como também descobrem como é viver em sociedade, aprendem sobre respeito ao próximo, sobre atividades em grupo, aprendem a cumprir regras e ter disciplina. Para que a experiência seja mais proveitosa e mais prazerosa para crianças, adolescentes e funcionários de cada escola, nada melhor que manter o ambiente agradável e limpo para as atividades do dia a dia.

Esta ideia está atraindo a atenção de diversas escolas no país nos últimos anos, que optam por implementar no dia a dia escolar práticas simples que visam manter a ordem e a limpeza de todo o ambiente. Um exemplo disso é a escola Aprígio Thomas de Matos, na cidade de Palmas, no Tocantins, que implementou em 2010 o projeto “Escola Legal é Escola Limpa”. O projeto visava mostrar às crianças e jovens que manter a limpeza e a ordem do local de estudo é fundamental para que o aprendizado e para que a convivência dentro do ambiente escolar seja satisfatória. Através do projeto, alunos, professores e funcionários refletiam a respeito da importância de manter o ambiente limpo e organizado para gerar melhor aprendizado e melhores experiências ao longo do tempo.

Ações como esta acabam por estimular não só a manutenção da limpeza e higiene dentro do ambiente escolar, como também promovem a conscientização dos alunos em relação à sua responsabilidade na conservação do seu local de estudo, e criam o hábito nos alunos de jogar o lixo no lixo. Desta forma, o aprendizado na sala de aula se torna ainda mais produtivo. Para que projetos como este alcancem os resultados esperados, no entanto, é fundamental que cada um – alunos, funcionários, diretores e professores –  tenham consciência da importância do papel de cada um no ambiente escolar, e de sua responsabilidade para manter a escola organizada e limpa. Manter a ordem, limpeza, boa sinalização, manutenção dos materiais e da estrutura do ambiente demonstram cuidado, comprometimento e respeito para com seu local de estudo ou trabalho e resulta em melhores experiências não só dentro da sala de aula, mas também em outras áreas comuns, como refeitórios, pátios, corredores, banheiros, e torna o ambiente mais convidativo, seguro e saudável a todos que o frequentam.

Deixe uma resposta

Fechar Menu