Por que a socialização infantil é importante?

Início » Sociologia » Por que a socialização infantil é importante?

Um dos grandes pilares do desenvolvimento infantil é a socialização. Quando a criança se reconhece e se permite ser ela mesma diante de outras pessoas além da própria família, sua individualidade floresce.

Este hábito, então, a ensina a ser flexível e empática em suas relações, lidar com frustrações e diferenças, além de começar a construir sua própria autonomia enquanto indivíduo diante da sociedade.

Afinal, o que é socialização infantil?

A socialização, primeiramente, é o processo de socializar, ou seja, de conviver e interagir em sociedade com outros indivíduos. Apesar de ser necessária em todas as etapas da vida, na infância há uma necessidade ainda mais especial, afinal, é nesta fase em que o ser humano compreende e absorve os estímulos externos com ainda mais curiosidade e efetividade.

Pensando nisso, é possível compreender que os modelos éticos seguidos pela criança e seu comportamento em grupo são fundamentalmente orientados nos seus primeiros anos de vida. Este primeiro contato pode ser moldado e alterado em diversos momentos, mas sempre guarda as experiências seguidas desde os primeiros anos vividos.

Qual a importância da socialização na infância?

Seguindo a linha de raciocínio, o processo de socialização infantil reflete o comportamento da criança até que se torne adulta, além de despertar valores fundamentais para o convívio em sociedade. A socialização ajuda não somente nesses valores, como nos processos de aprendizagem e desenvoltura da criança, uma vez que irá enfrentar seus receios para conviver com os demais, sendo parte de um processo de formação integral.

A socialização, nesse sentido, auxilia a criança a respeitar os limites dos outros, dividir e repartir algo quando necessário, ter paciência, entre outros atributos que farão diferença durante toda a sua trajetória de vida.

Como a socialização é incentivada na escola?

Ao considerar que o ambiente escolar é comumente o primeiro a desenvolver a socialização externa na vida de crianças, os processos educativos precisam pensar em maneiras de estimular esse convívio da melhor maneira. Por isso, existem atividades estratégicas para tornar a socialização mais fluida e divertida para as crianças.

1. Atividades em grupo

Este tipo de atividade é frequentemente utilizada nos processos educativos para estimular a socialização. Ao lidar com várias pessoas, o aluno se vê diante de uma situação onde é preciso utilizar de todos os recursos mencionados acima, além de precisar contatar os outros colegas para que a atividade seja realizada com maestria. Este tipo de atividade é considerada uma das mais eficientes na criação de vínculos e desenvolvimento de valores em ambientes educativos.

2. Duplas

Assim como as atividades em grupo, as duplas são igualmente eficientes. A grande vantagem é a proximidade, uma vez que ao trabalhar em dupla o aluno desenvolve uma conexão com seu colega, uma vez que precisam trabalhar em conjunto compartilhando suas ideias de maneira mais restrita e conjunta. É uma excelente forma de construir amizades mais fortes e adquirir confiança no outro.

3. Brincadeiras

Para utilizar da descontração, as atividades, muitas vezes, possuem formatos de brincadeira. Além de envolver a criança com mais facilidade, as brincadeiras estimulam o foco, a concentração e a ação conjunta. Dessa forma, o aluno consegue desenvolver a socialização e a recreação em conjunto aos processos cognitivos que servem de auxílio para o aprendizado.

A educação completa e eficiente está na essência do Colégio Bastos Maia. Por isso, o colégio busca desenvolver a socialização dos alunos da melhor maneira, propondo diversas atividades aplicadas às faixas etárias dos alunos para que alcancem resultados excelentes ao longo de suas vidas.
Por Ana Carolina Pessoa

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!