19 de abril, o Dia do Índio

O dia 19 de abril é conhecido na história oficial do Brasil como o Dia do Índio. Essa data foi estabelecida pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1943, como uma forma de homenagear nossos índios e atender às propostas dos líderes das tribos indígenas. Contudo essa data já havia sido instituída no ano de 1940, pelo indigenista Marechal Cândido Rondon, que propôs aos índios brasileiros uma adesão ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu no México. O marechal Rondon foi um dos maiores defensores dos nossos indígenas. A criação do Instituto Indigenista Interamericano ocorreu por causa do congresso e até hoje continua com sua sede no país mexicano, tendo como principal função tomar conta e defender os direitos dos índios espalhados por toda América. O primeiro congresso também serviu como base para a escolha do dia 19 de abril, dia em que ocorreu o congresso, como o Dia do Índio. Muitos países americanos já no ano seguinte incluíram essa data em seus calendários, como forma de prestar homenagem ao povo indígena.


O significado do Dia do Índio para a educação infantil


O povo de origem indígena é de grande importância para a nossa história, por isso ele é homenageado no dia 19 de abril, conhecido como o Dia do Índio. Somente o continente americano presta homenagem aos índios. Nas escolas a data é amplamente comemorada, assim como nas organizações governamentais que também realizam vários eventos para prestigiar a cultura indígena brasileira. Essa data é dedicada à lembrança dos costumes e da cultura desse povo com a realização de simpósios, promoção de exposições, reuniões com fotos e documentos, com a finalidade de fazer nossas crianças  terem consciência da importância da preservação cultural dos costumes indígenas.


O Colégio Bastos Maia normalmente dedica uma semana de atividades voltadas para o Dia do Índio. Nesse projeto estão várias atividades lúdicas, como:

-Confecção de máscaras e de cocares de índios com penas;

-Pintar o rosto;

-Danças típicas dos índios;

-Contar histórias dos índios no Brasil e ensinar palavras de origem indígena às crianças;

-Fazer pesquisas voltadas para a cultura do índio. 


Acreditamos que a celebração do Dia do Índio é uma forma de preservar a memória, e uma reflexão nas instituições de ensino superior, médio e infantil, mostrando o passado e as conquistas dos povos indígenas brasileiros.

COMPARTILHE ESSE INFORMATIVO

Fechar Menu