A contribuição da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil

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A psicomotricidade se baseia em um conceito unificado da pessoa, suas interações, percepção sensorial e capacidade de se expressar através do movimento.

Através de um conjunto de conhecimentos pedagógicos, psicológicos e fisiológicos as atividades psicomotoras buscam abordar o desenvolvimento da criança em conjunto aos objetos e outros indivíduos.

Nos primeiros anos escolares, se estendendo até o Ensino Fundamental, as atividades psicomotoras devem ser intensamente trabalhadas no ambiente escolar, onde o professor tem o papel de mediar, incentivar e guiar os pequenos durante sua evolução.

Qual o objetivo da psicomotricidade?

Com uma visão holística do ser humano, a psicomotricidade na Educação Infantil e Fundamental se define por meio de práticas que visam o desenvolvimento global da criança através dos movimentos. As ações psicomotoras trabalham os aspectos emocionais, cognitivos e físicos em conjunto, portanto, possuem ligação intensa com o processo de aprendizagem na escola, com destaque para a Educação Infantil.

Qual a importância da psicomotricidade na Educação Infantil?

A psicomotricidade na Educação Infantil é a base do desenvolvimento da criança e é essencial para definir a fluidez com que a criança irá evoluir nos próximos anos escolares.

Importante não só para desenvolver a coordenação motora, as atividades que focam no movimento durante a faixa de 0 a 6 anos, contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal, noção de espaço e tempo, desenvolvimento afetivo, entre outros.

Conheça a seguir alguns dos principais pontos que a psicomotricidade busca desenvolver nas crianças durante a Educação Infantil:

·        Desenvolvimento da consciência da criança sobre o seu próprio corpo. Tal consciência permite que a criança se relacione com o seu meio, objetos e outras pessoas a sua volta;

·        Evolução do equilíbrio, postura e coordenação;

·        Desenvolvimento da capacidade de se movimentar dentro do tempo e espaço disponíveis. Noções de perto/longe, em cima/embaixo, dentro/fora, antes/depois, são amplamente trabalhadas.

Qual a importância da Psicomotricidade no Ensino Fundamental?

No ensino fundamental a psicomotricidade é inserida principalmente através de jogos recreativos. Por meio da interação com o seu meio e com os demais, a criança se constrói a partir de movimentos.

A fala é um gesto motor que é organizado através da percepção, coordenação motora e cognição. O nível de conexão da criança entre os movimentos nas atividades e seus pensamentos é trabalhado, os professores atuam como mediadores das atividades.

Para crianças de sete a treze anos a psicomotricidade é aplicada principalmente na educação física, mas não somente. O ensino de artes nessa faixa etária é muito importante, já que explora a criatividade, coordenação motora e capacidade de se expressar. É possível trabalhar com atividades psicomotoras em qualquer campo de conhecimento: artes, números, alfabetização, educação física, etc.

Confira a seguir algumas das competências desenvolvidas no Ensino Fundamental através da psicomotricidade:

·        Desenvolvimento do processo de formação da identidade, autonomia e personalidade;

·        Maior consciência corporal e coordenação motora fina;

·        Evolução do nível conexão da criança entre os movimentos seus pensamentos é trabalhado, os professores atuam como mediadores das atividades;

·        Desenvolvimento do aspecto afetivo, capacidade de expressão e criatividade de cada criança;

·        Interpretação e capacidade de se envolver com os objetos e outras crianças a sua volta; são desenvolvidos nas atividades psicomotoras.

A importância do brincar na Educação Infantil e Ensino Fundamental

É importante ressaltar que o brincar na educação infantil é extremamente importante. As atividades pedagógicas nesta faixa etária são lúdicas e pensadas para serem divertidas para os pequenos, já que nessa fase o desenvolvimento deles se dá no ato de explorar o mundo através da brincadeira.

No ensino fundamental o brincar também é essencial, entretanto, as atividades pedagógicas são mais complexas. A interação social nessa fase é mais intensa, com jogos envolvendo regras. Nessa faixa etária é importante que a turma se depara com maiores desafios na aprendizagem, visto que são nestes anos escolares em que a alfabetização será mais desenvolvida.

A contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil se dá pelas habilidades trabalhadas nas atividades, que possibilitam que a criança se construa enquanto indivíduo. Dessa forma o raciocínio lógico pode evoluir de forma mais fluida e, assim como, o raciocínio crítico, interpretação, criatividade, autonomia e inteligência emocional.

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