Por que é preciso conversar sobre o cyberbullying?

Início » Dicas » Por que é preciso conversar sobre o cyberbullying?

A violência, tanto física como verbal, que se repete contra alguém é chamada bullying. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode se tornar uma vítima. Essa agressão acontece nos locais onde se reúnem pessoas, como escolas, igrejas, trabalho, faculdades, entre outros locais.

Felizmente muitas campanhas têm sido realizadas em prol do combate e esclarecimento sobre os danos causados às vítimas. Quando o bullying é feito no ambiente virtual, configura-se como cyberbullying. E para ser combatido é preciso orientar as crianças, os jovens e adultos, para saberem identificar e agir, caso passem por essa situação.

O cyberbullying acontece nas redes sociais, plataformas de mensagens, de todos os tipos, como nos jogos, grupos de WhatsApp, Telegram, entre outros. Precisamos saber quais os tipos de violência que ocorrem na internet, para ensinar as nossas crianças a se defenderem.

O intuito do agressor do cyberbullying é causar medo, vergonha ou provocar a ira na sua vítima. Então no espaço virtual ele age espalhando mentiras, fotos comprometedoras nas redes sociais ou via celular. Também envia mensagens ameaçando ou humilhando.

O agressor também finge ser a sua vítima, cria um perfil falso e para mandar mensagens com conteúdos inapropriados aos demais colegas. Como nos meios eletrônicos é mais fácil para registrar e usar para confirmação a violência. Sendo assim, é fundamental orientar as pessoas a não apagar essas mensagens abusivas, e fotografar a postagem, se ocorreu nas redes sociais.

Como orientar as crianças?

Com as facilidades tecnológicas, as crianças passaram a usar mais a internet. Então precisamos monitorá-las e orientá-las sobre os perigos virtuais. Primeiro precisamos conversar com as crianças sobre a diferença entre um momento de desrespeito, por parte de um colega, para quando esse desrespeito passa a se configurar cyberbullying. Para isso, investigue se a sua criança já tem bem clara essa situação.

Oriente o seu filho a sempre que se sentir ofendido, conversar com o colega e pedir para que pare com aquela atitude. Caso a situação não seja resolvida, será preciso agir no combate ao cyberbullying. Explique o que acontece com a vítima para que a criança possa analisar se está passando pela situação. Fale sobre a importância de bloquear e fazer a denúncia para a plataforma responsável.

Sinais para identificar o Cyberbullying

Analise se ao usar a internet, pelo computador ou celular, a criança demonstra perturbação, ou apresenta dores repentinas. Se ela está tendo insônia ou pesadelo, também pode ser um sinal. Observe se ela está estressada e deprimida. Se está mais quieta do que o habitual, sem vontade nem mesmo para fazer o que mais gosta.

É muito importante promovermos um ambiente de conversa agradável com as nossas crianças para ela se sentir segura e confiante para nos pedir ajuda.
Se perceber que alguma criança ou jovem está agredindo os colegas, tenha uma conversa com ele. Explique como isso pode prejudicar alguém, o faça refletir sobre as consequências de tal ato, que jamais pode ser considerado como uma “brincadeirinha”.

Quando a criança já está apresentando estresse, ansiedade ou depressão busque também a ajuda de um profissional da saúde para realizar o tratamento adequado.

Colégio Bastos Maia

O Colégio Bastos Maia se preocupa não só com a qualidade do ensino, como também das relações sociais entre os alunos e professores. Sendo assim, proporciona um ambiente agradável e respeitoso entre todos.

Com esse objetivo, orienta a comunidade escolar sobre o combate ao bullying e cyberbullying.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!