A importância do amor materno para o desenvolvimento da criança

Início » Dicas » A importância do amor materno para o desenvolvimento da criança

O amor materno é fundamental para o desenvolvimento infantil, desde o nascimento. A importância do papel da mãe na formação do indivíduo durante a infância é, aliás, comprovada por meio de estudos.

Na vida humana, as crianças são totalmente dependentes de seus cuidadores nos primeiros meses de vida, por meio dessa intensa ligação, fortalecida pela troca, o bebê se sente em segurança para se desenvolver.

A relação da mãe com o seu bebê, particularmente, é um elo fortíssimo, fortalecido a todo momento da maternidade, principalmente durante a amamentação. Já é comprovado por especialistas que o ato de amamentar contribui para a proximidade de mãe e filho – conexão que será levada no decorrer de toda a vida.

Contudo, existem outras maneiras de se desenvolver ainda mais o vínculo entre mãe e bebê, tão essencial para a construção da relação de confiança.

Como o elo mais forte das relações humanas entre uma mãe e seu bebê funciona e qual o impacto do papel materno no desenvolvimento infantil?

Importância da figura materna na vida de um filho

O elo entre mãe e filho é um laço que possibilita o desenvolvimento do senso de segurança e de autoestima. Tal laço afetivo será uma referência contínua na vida da criança, nos aspectos sociais e cognitivos, em todas as etapas de sua vida.

Já no descobrimento da gestação, as emoções que envolvem a alegria por ver o bebê nas imagens de ultrassom são as primeiras marcas para que a criança se sinta bem-vinda e acolhida.

Um estudo feito pela Universidade de Washington, liderado pela psiquiatra infantil Joan Luby concluiu que uma importante área do cérebro das crianças se desenvolve até duas vezes de forma mais rápida em bebês que receberam afeto e apoio materno, em comparação a crianças que tiveram mães distantes.

Como se desenvolve o vínculo entre mãe e bebê?

Apesar de ser um laço natural no processo da maternidade, o vínculo entre mãe e bebê não é desenvolvido de forma automatizada. A ligação entre mãe e filho é criada a partir de pequenas ações constantes no cuidado e afeto do dia a dia, durante a interação.

Para as mães de primeira viagem, estabelecer o vínculo materno pode parecer complexo, mas não há porque se preocupar. O afeto está nos detalhes diários, e pode ser fortalecido por meio das seguintes ações:

  • No ato de amamentar

  • Durante o banho do bebê,

  • Ao massagear o corpinho do recém-nascido após o banho

  • No contato da pele entre bebê e mãe,

  • Pelas expressões faciais e corporais, sorriso risadas

  • Durante as brincadeiras com os pequenos

  • Ao ler histórias e cantar canções de ninar

  • Ao cortar as unhas dos pés e mãozinhas do bebê

  • Na troca de roupas

A construção do elo entre mãe e filho: uma reflexão

A construção desse vínculo tão belo entre mãe e filho acontece de forma fluida e prazerosa. Pelas trocas, interações e brincadeiras, o bebê descobre na mãe alguém em que pode se inspirar, confiar e ser acolhido no mundo.

É bom ressaltar que esse vínculo não está focado apenas na figura materna, mas também em todos os cuidadores que preenchem o lar com afeto e amor, para que o bebê possa avançar em seu desenvolvimento.

A psicologia e outras áreas de conhecimento reconhecem a imensa importância do amor materno para o desenvolvimento da criança. A mãe desempenha um papel único e fundamental no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social de seu bebê. O impacto positivo do afeto dado pela mãe ao seu bebê trará benefícios à criança que ela levará por toda a sua vida.

Colégio Bastos Maia possui uma abordagem pedagógica humanitária e integrada, que visa a formação do aluno nos âmbitos pedagógicos, social, emocional, físico e cultural. Aqui o atendimento humanizado e personalizado é o foco. A educação no Colégio Bastos Maia se promove com afeto e foco no indivíduo, além da inclusão do ensino bilíngue contextualizado.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!