A importância do ensino da biologia

O termo biologia costuma ser bastante familiar a todos, pois a disciplina está presente em grande parte da vida escolar. A origem da palavra biologia vem do grego e quer dizer bios = vida e logos = estudo. Portanto, resumidamente é a ciência que estuda a vida, por isso está constantemente presente no nosso dia a dia, mesmo que nem sempre essa associação seja feita.

O universo da biologia

A Biologia é a ciência que estuda a vida em todos os seus aspectos, desde a anatomia e fisiologia dos organismos vivos até seu processo evolutivo e interações ecológicas. Algumas palavras são peça-chave da biologia: origem, constituição, evolução, funcionamento e interação a respeito dos seres vivos e, além disso, também se concentra nos fatores abióticos, que são todas as interferências que os seres vivos estão propensos a receber em decorrência de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos.

Subdivisões da biologia

É perceptível o quanto essa ciência da vida é ampla, por isso ela possui subdivisões, entre elas estão:

  1. Anatomia e Fisiologia: ambas englobam a estrutura e o funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano.
  2. Botânica: diz respeito ao estudo dos vegetais.
  3. Ecologia: aborda como os seres vivos interagem entre si, e como interagem com o meio ambiente.
  4. Embriologia: engloba o estudo da formação e do desenvolvimento do embrião.
  5. Evolução: trata de pesquisar e estudar como funcionam as relações de parentesco entre os seres vivos, e as modificações populacionais que ocorrem ao longo do tempo.
  6. Genética: tudo que envolve as leis da hereditariedade fica a cargo da genética.
  7. Zoologia: é a responsável por estudar os animais.

Percebeu a importância da biologia?

De forma pessoal, é uma disciplina essencial para a formação de todo ser humano, afinal fornece conhecimentos que esclarecem sobre a vida, discute questões ligadas à saúde e nossas relações com os demais seres vivos e com o planeta. A biologia é essencial para deixar as pessoas mais qualificadas a acompanhar diversos assuntos disseminados on-line e em noticiários.

Pensando no coletivo, os itens acima mostram o quanto o conhecimento da biologia é essencial para auxiliar na análise de diversas questões ligadas ao desenvolvimento das cidades, aproveitamento de recursos naturais e intervenções tecnológicas no meio ambiente. Entender como a natureza se comporta e como a vida se organiza permite formar pessoas críticas e aptas a refletir sobre decisões e atitudes possam interferir no ambiente e na sociedade como um todo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu