Como escrever uma boa redação?

A dificuldade em escrever bons textos por não possuir um vocabulário rico o suficiente ou por desconhecer as estruturas formais da língua portuguesa faz com que muitos alunos desenvolvam o pavor das redações. Porém, ela é de extrema importância e precisa ser compreendida e aprendida.

Uma redação só é bem escrita se quem a escreve souber interpretar o que foi solicitado, além disso, para escrever bem é preciso ler e saber empregar as palavras corretas. Muitos estudantes constroem a redação do mesmo jeito que falam, inserindo gírias, termos estrangeiros ou até mesmo palavras rebuscadas deixando o texto incoerente e sem coesão.

Para uma redação de qualidade, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro é ler com muita atenção e cuidado a proposta oferecida, pois nela encontrará as instruções sobre o assunto e o que o texto deve conter; grifar os pontos chaves da proposta para ter certeza que não esquecerá qualquer um deles pode ser bem importante. Fugir do tema desejado pode tirar pontos ou até anular a redação, como é o caso do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Depois é interessante que o escritor faça um plano ou rascunho com todas suas ideias. Listar todas as ideias possíveis para incluir na redação, pode ser uma saída para a transformação dos itens em um texto. Quando não se tem muito tempo uma simples lista dos argumentos a serem usados é o suficiente.

Com todas as ideias em ordem comece a estruturar o texto. Faça primeiro um rascunho, claro que se o tempo deixar, e depois reescreva prestando atenção aos erros de gramática e concordância que também contam pontos na correção de testes como ENEM e vestibulares.

O último ingrediente é o título. Releia o texto e pense em algo bem criativo e sucinto que instigue a curiosidade do possível leitor e também de uma primeira introdução ao assunto de seu texto.

É importante lembrar que, a pessoa que irá realizar a leitura da redação precisa entender o que foi escrito. O texto é escrito por você, porém, não para você. Desta forma, é necessário organizar as ideias de modo a interagir com o leitor, a fim de facilitar a compreensão do texto.

Este post tem 4 comentários

  1. Nunca fiz o Enem pretendo fazer quero estudar muito para fazer uma boa redação tem bastante cruzi idade de fazer

  2. Preciso de mais dicas pra fazer uma boa redação

  3. Gostei das dicas,vou entrar em cotato com vocês para eu consegui melhorar minha leitura para desenvolver um bom texto de redação pós deixei de estudar em 2004.Mesmo assim fiz o enem e consegui nota 500 na redação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu